As 51,6 mil doses da vacina Coronavac destinadas a Porto Alegre foram retiradas na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Distribuição do Estado e levadas para o Núcleo de Imunizações do Município, na avenida Padre Cacique. O secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, liderou a equipe da prefeitura e informou que a vacinação começa já nesta tarde para os idosos em instituições de longa permanência.
Com as doses destinadas exclusivamente aos grupos prioritários neste momento, a prefeitura atuará com 19 equipes volantes para realizar a vacinação nas clínicas para idosos e também nas aldeias indígenas. Os profissionais da Saúde atuarão no esquema de vacinação com acompanhamento de viaturas das forças de segurança – Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal.
“Como o Governo do Estado armazenará os volumes para a segunda dose deste primeiro público, todas as cerca de 50 mil doses poderão ser aplicadas agora, ampliando a cobertura dos profissionais de saúde de linha de frente no combate à Covid-19”, informou Sparta. O secretário reforçou que, neste momento, não haverá aplicação nas Unidades de Saúde.
No caso dos profissionais de Saúde, o Município fará nesta tarde o fracionamento das doses para destinação aos hospitais. As próprias instituições ficarão responsáveis por aplicar as doses.
Quem são os primeiros 50 mil que serão vacinados na Capital:
- Cerca de 40 mil profissionais de saúde que atuam em UTIs. A prefeitura destina as doses, e os hospitais realizam a imunização.
- Cerca de 10 mil idosos em instituições de longa permanência.
- Cerca de 500 indígenas (acima de 18 anos).
Nos dois últimos casos, as equipes da SMS irão aos locais vacinar.
Fonte: prefeitura de Porto Alegre
Texto: Carolina Seeguer
Edição: Andrea Brasil