João Carlos Ouriques da Silveira foi presidente e técnico do clube de futebol amador que marcou a história da Zona Sul nas décadas de 60 a 90
No dia 30 de junho, foi realizado o descerramento simbólico das placas identificativas da Rua João Carlos Ouriques da Silveira, via do bairro Guarujá que recebeu este nome em homenagem a um morador que não só era muito estimado por vizinhos e amigos como também se destacou como um grande nome da várzea, nos tempos em que o futebol era amplamente praticado, com muitos campos abertos ao público em diversos bairros. A proposição para esta homenagem foi da vereadora Lourdes Sprenger, acolhendo sugestão da família e da comunidade, que promoveu um abaixo-assinado com esta intenção. Aprovado pela Câmara Municipal, posteriormente o projeto se transformou em lei, garantindo esta importante homenagem de valorização ao esporte amador.
A cerimônia, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, foi realizada em um local muito simbólico para quem conheceu o homenageado, pois a entrada da Rua João Carlos Ouriques da Silveira era também a entrada do campo da Associação Atlética Cruzeiro do Sul, carinhosamente conhecida na comunidade como Cruzeirinho, clube que ele presidiu e também foi treinador durante as maiores glórias futebolísticas do time. A sugestão para a homenagem e da sugestão de nominar uma localizada junto à onde localiza-se o campo do Cruzeirinho foi do irmão Ponciano Erly, que, coincidentemente, também tem uma trajetória vitoriosa como treinador, com dezenas de títulos e que, entre suas conquistas, destaca-se o fato de ser o treinador com mais títulos na história da Copa O Jornalecão, torneio de futsal que o jornal realizou entre 1995 e 2009. Além de Ponciano, estavam presentes diversos outros familiares de João Carlos, entre os quais a esposa, Sirley Therezinha Lima da Silveira, os filhos Marco Aurélio e Silvia Rejane, o irmão Jesus Cláudio, além de netos, noras, genro, amigos e moradores da rua agora denominada João Carlos Ouriques da Silveira. Um de seus filhos, Rogério Leandro, não conseguiu comparecer devido a dificuldade de acesso na cidade onde reside atualmente.
Quem foi João Carlos Ouriques da Silveira
Bancário de profissão, João Carlos Ouriques da Silveira residiu, durante toda a vida, no bairro Guarujá, onde sua família foi uma das pioneiras no povoamento da região. Ativo integrante da Paróquia Santa Rita de Cássia e muito amigo dos vizinhos, envolveu-se desde muito cedo nas atividades comunitárias. Foi com este espírito de colaboração com a comunidade que João Carlos tornou-se um dos fundadores da Associação Atlética Cruzeiro do Sul, mais conhecido como Cruzeirinho. A mobilização em torno do clube deu tão certo que os participantes construíram um campo de futebol que era local não só de prática esportiva como de entretenimento para os moradores da região, que assistiam aos jogos no local, sediado na Rua Osório Mendes Ouriques. Em 1972, João Carlos tornou-se presidente do clube, mas, nos anos seguintes, enquanto o clube esteve em atividade, até a década de 90, manteve-se como ativo participante das atividades do Cruzeirinho. Na década de 80, como treinador, levou o time a suas maiores glórias futebolísticas, com os títulos de campeão de futebol amador da Zona Sul nos anos 1983, 1984 e 1986.
Além da atuação comunitária, João Carlos também era um defensor da divulgação da história da região como forma de preservação. Sendo leitor de O Jornalecão, em diversas ocasiões, sempre trazia informações sobre o passado da região como forma de sugerir assuntos a serem divulgados pelo jornal.
Em 2021, faleceu em decorrência de problemas de saúde ocasionados pela covid-19.