A zona Sul, junto com Porto Alegre vem crescendo muito nos últimos anos. Com o crescimento da região, o trânsito se tornou um ponto ainda mais vital na vida da comunidade. Muitos moradores da zona sul reclamam que não encontram este respeito e nem o apoio das autoridades para lidar com estas mudanças.
Um exemplo disto é a advogada Joseli Costa Ribeiro. A advogada que mora no bairro com a família há 32 anos conta que tem sofrido na hora de visitar os pais, moradores do bairro Tristeza. Segundo Ribeiro, é recorrente ela não conseguir sair da casa dos pais já que muitas vezes os carros e motos estacionam em ambos os lados do acesso à garagem e não respeitam a guia rebaixada. “Muitos se desculpam dizendo que ficarão só por 15 minutos ou só estão buscando um passageiro”, relata.
A moradora explica que isto vem acontecendo há muito tempo, principalmente por que a área tem se tornado prioritariamente comercial nas últimas duas décadas. Para tentar resolver o problema, a moradora entrou em contato com a EPTC. Conforme Joseli, o atendimento não foi como o esperado. “Tentei contato por 2 vezes. Na segunda tentativa, a EPTC chegou na minha casa após 45 minutos e não atuou os motoristas. A alegação do agente foi de que o caso não era de multa ou retenção do veículo, já que o mesmo não estava bloqueando de 50% a 100% do acesso a residência”. Joseli ainda conta que o funcionário da EPTC sugeriu que ela adquirisse um carro menor.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, estacionar onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos é uma Infração média. O motorista pode sofrer multa e ter o veículo removido. O valor da multa é de 85,13 reais eo motorista ainda leva 4 pontos na carteira.
O assessor de Comunicação da EPTC, Cláudio Furtado, aconselhou os prejudicados, assim como Joseli, que entrem em contato com o posto da EPTC na zona sul. O número para o interessado é 3289 4482 ou 3289 4483. Ao testemunhar uma infração o motorista também pode ligar diretamente para EPTC 3289 4200. “A EPTC está atenta a estas infrações e multa de acordo com a legislação. Sempre procuramos atender as demandas da melhor forma que podemos”, declarou Furtado.
Caso o problema não se resolva, o cidadão ainda tem o direito de entrar em contato com a ouvidoria da prefeitura de Porto Alegre. O telefone para contato da ouvidoria de Porto Alegre é 3211.3231. O serviço também funciona pelo e-mail:ouvidoria@portoalegre.rs.gov.br
Para o instrutor teórico do CFC ABC da cavalhada, Sergio Vaz, este tipo de problema representa a má educação e a falta de empatia dos moradores no trânsito. “Todos nós temos direito a um espaço de ocupação, o motorista e o restante dos usuários do trânsito devem compreender que nem todos os espaços são deles e deve respeitar isto”.
Este ano só em Porto Alegre, segundo o Detran, mais de 290 mil autuações com multas. No Rio grande do sul, mais de 506 mil multas de natureza grave foram efetuadas