A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que serão realizadas alterações no atendimento do transporte público da Zona Sul, assim como na zona leste da cidade. A justificativa é a baixa demanda de passageiros que, atualmente, representa 30,76% da demanda de antes da pandemia do novo coronavírus, fazendo com que a quantidade de viagens sejam apenas 40,28% do total de viagens de antes.
Confira quais foram as mudanças:
Linhas 149 (Icaraí) e 177 (Menino Deus):
As linhas 149 e 177 serão unificadas e o itinerário será feito pela linha 149.3, que irá manter o atendimento realizado pelas linhas Menino Deus e Icaraí.
Linhas R67 (Rápida Lami via Belém Novo) e D67 (Lami via Belém Novo/direta):
A linha R67 (Rápida Lami via Belém Novo), nos horários das 15h25 (sentido do Bairro -Centro), 8h02 (Centro – Bairro), e a linha D67 (Lami via Belém Novo/direta) nos horários das 06h25 (Bairro – Centro), e 17h (Centro – Bairro), terão o terminal alterado para a praia do Lami, para possibilitar a realização do atendimento com veículo articulado. Para chegar à Sapolândia, os usuários devem utilizar a linha A74 (Alimentadora Canta Galo / Extrema), que foi estendida até a praia do Lami, especialmente nesses horários, para possibilitar a integração e a complementação do itinerário. Segundo a EPTC, esse atendimento foi implantado na semana passada em um teste piloto e se demonstrou satisfatório ao usuário.
Linhas 171 (Ponta Grossa) e 179 (Serraria):
As linhas 171 e 179 serão unificadas e o atendimento aos bairros Serraria e Ponta Grossa se dará pela linha 171.6 (Serraria Rodoviária via Mendes Ouriques).
Além dessas mudanças, as linhas 173 (Camaquã), 188 (Assunção), 280 (Otto/ HPS), 280.1 (Otto/ HPS Sábados, domingos e feriados) e 280.2 (Otto/ HPS 3ª Perimetral) terão suas tabelas horárias ajustadas. Segundo a EPTC, conforme a necessidade, novas alterações podem ocorrer. As tabelas horárias dos ônibus podem ser consultadas no site da EPTC (www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc) e a localização dos ônibus, em tempo real, na função GPS do aplicativo do TRI.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre