Após boatos circularem pelo WhatsApp, proprietário do estabelecimento vem a público esclarecer inverdades
Em meio ao pico da pandemia do COVID-19, as preocupações sobre como prosseguir com a vida, mantendo a segurança, também aumentam. Coisas antes simples, como ir ao mercado fazer compras, exigem cuidados que ainda estamos aprendendo a lidar. E, por ser um serviço de necessidade básica, os supermercados permaneceram em funcionamento, ainda que com restrições e protocolos de higiene rígidos.
Em meio a todos esses receios, o Supermercado Santa Rita, que atua há quase 50 anos no bairro Guarujá, se viu alvo de uma rede de boatos desde a primeira semana de junho, dizendo que haviam funcionários contaminados e com a saúde debilitada em serviço. Após perceber os boatos, o proprietário do estabelecimento comercial emitiu nota esclarecendo os fatos e tranquilizando seus clientes. Afirmou seguir todas as medidas para garantir a segurança e o bem-estar de seus mais de cem colaboradores e milhares de clientes e que tais práticas vêm sendo implementadas desde os primeiros decretos estaduais e municipais relacionados ao combate à proliferação do vírus Sars-CoV-2, estando em constante revisão e implementação, conforme as orientações das autoridades sanitárias.
Ressaltou também que qualquer colaborador apresentando sintomas suspeitos relacionados à gripe e ao novo coronavírus foi imediatamente dispensado do serviço e encaminhado à clínica adequada para as devidas avaliações. Além disso, outras precauções indispensáveis, como o fornecimento de máscaras a todos os funcionários e a obrigatoriedade de uso também dos clientes, disponibilização de álcool gel em todos os setores, higienização com álcool 70º de todas as superfícies de toque e contato, distanciamento entre as pessoas através da instalação de placas de acrílico nos caixas e colocação de marcadores no piso, além do acesso controlado de clientes e instalação de pia para lavagem de mãos no acesso à loja, entre outros cuidados (confira a nota do supermercado, na íntegra, ao final da matéria).
Obviamente, por ter uma alta rotatividade de pessoas, os supermercados estão sujeitos à contaminação, como qualquer lugar com grande circulação, sem que isso deva alarmar as pessoas para além dos cuidados necessários. Em meio a todas as preocupações que uma pandemia traz, além de usar máscara sempre que houver outras pessoas próximas e limpar frequentemente as mãos, é importante evitarmos o pânico, a falta de informação e a estigmatização dos riscos, que só dificultam ainda mais uma situação que já é difícil.
Veja a nota do Supermercado Santa Rita na integra (disponível em https://www.facebook.com/SuperSantaRitaPOA)
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Supermercado Santa Rita, Vem por meio desta informar que dentro de seu compromisso de primar pela transparência das ações que vem desenvolvendo frente à pandemia de Coronavírus / Covid-19, adotou uma série de medidas para garantir a segurança e o bem-estar de seus colaboradores e clientes. Tais práticas vêm sendo implementadas desde os primeiros decretos estaduais e municipais, estando em constante revisão e implementação, conforme as orientações das autoridades sanitárias.
As principais ações adotadas pela empresa foram:
- Fornecimento de máscaras a todos os colaboradores e a obrigatoriedade de uso pelos mesmos e clientes ao acessar a loja;
- Distanciamento entre pessoas através da instalação de placas de acrílicos nos check outs, colocação de marcadores no piso da loja, acesso controlado de clientes, etc.
- Dispensa de colaboradores com sintomas suspeitos relacionados a gripe e/ou covide-19 imediatamente após comunicado pelo colaborador aos responsáveis, bem como seu encaminhamento a clínica contratada para as devidas avaliações;
- Orientações de seus funcionários sobre prevenção, cuidados pessoais, cuidados com o cliente, entre outros, referente ao Coronavírus / Covid-19;
- Disponibilização de álcool gel em todos os setores da empresa para uso dos colaboradores e clientes;
- Higienização com álcool 70º de todas as superfícies de toque e contato pelos colaboradores e clientes;
- Instalação de pia para lavagem de mãos no acesso a loja;
- Informações aos clientes e colaboradores sobre Coronavírus / Covid-19 através do sistema de rádio da empresa;
- Verificação da temperatura corporal dos colaboradores ao ingressar na loja, sendo encaminhados a clínica contratada aqueles que apresentarem febre;
- Instalação de tapetes nas entradas da loja visando a higienização dos sapatos dos clientes.
Da mesma forma, lembra que esta pandemia desafia não apenas o sistema de saúde, mas a sociedade como um todo, em especial, empresas e serviços essenciais à população como os supermercados. Nossos colaboradores estão superando, dia a dia, seus temores pessoais entendendo a importância de seu trabalho para a sociedade gaúcha.