Supermercado Santa Rita emite nota sobre casos de COVID-19 entre funcionários

Após boatos circularem pelo WhatsApp, proprietário do estabelecimento vem a público esclarecer inverdades

Em meio ao pico da pandemia do COVID-19, as preocupações sobre como prosseguir com a vida, mantendo a segurança, também aumentam. Coisas antes simples, como ir ao mercado fazer compras, exigem cuidados que ainda estamos aprendendo a lidar. E, por ser um serviço de necessidade básica, os supermercados permaneceram em funcionamento, ainda que com restrições e protocolos de higiene rígidos.

Em meio a todos esses receios, o Supermercado Santa Rita, que atua há quase 50 anos no bairro Guarujá, se viu alvo de uma rede de boatos desde a primeira semana de junho, dizendo que haviam funcionários contaminados e com a saúde debilitada em serviço. Após perceber os boatos, o proprietário do estabelecimento comercial emitiu nota esclarecendo os fatos e tranquilizando seus clientes. Afirmou seguir todas as medidas para garantir a segurança e o bem-estar de seus mais de cem colaboradores e milhares de clientes e que tais práticas vêm sendo implementadas desde os primeiros decretos estaduais e municipais relacionados ao combate à proliferação do vírus Sars-CoV-2, estando em constante revisão e implementação, conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Ressaltou também que qualquer colaborador apresentando sintomas suspeitos relacionados à gripe e ao novo coronavírus foi imediatamente dispensado do serviço e encaminhado à clínica adequada para as devidas avaliações. Além disso, outras precauções indispensáveis, como o fornecimento de máscaras a todos os funcionários e a obrigatoriedade de uso também dos clientes, disponibilização de álcool gel em todos os setores, higienização com álcool 70º de todas as superfícies de toque e contato, distanciamento entre as pessoas através da instalação de placas de acrílico nos caixas e colocação de marcadores no piso, além do acesso controlado de clientes e instalação de pia para lavagem de mãos no acesso à loja, entre outros cuidados (confira a nota do supermercado, na íntegra, ao final da matéria).

Obviamente, por ter uma alta rotatividade de pessoas, os supermercados estão sujeitos à contaminação, como qualquer lugar com grande circulação, sem que isso deva alarmar as pessoas para além dos cuidados necessários. Em meio a todas as preocupações que uma pandemia traz, além de usar máscara sempre que houver outras pessoas próximas e limpar frequentemente as mãos, é importante evitarmos o pânico, a falta de informação e a estigmatização dos riscos, que só dificultam ainda mais uma situação que já é difícil.

Veja a nota do Supermercado Santa Rita na integra (disponível em https://www.facebook.com/SuperSantaRitaPOA)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Supermercado Santa Rita, Vem por meio desta informar que dentro de seu compromisso de primar pela transparência das ações que vem desenvolvendo frente à pandemia de Coronavírus / Covid-19, adotou uma série de medidas para garantir a segurança e o bem-estar de seus colaboradores e clientes. Tais práticas vêm sendo implementadas desde os primeiros decretos estaduais e municipais, estando em constante revisão e implementação, conforme as orientações das autoridades sanitárias.

As principais ações adotadas pela empresa foram:

  1. Fornecimento de máscaras a todos os colaboradores e a obrigatoriedade de uso pelos mesmos e clientes ao acessar a loja;
  2. Distanciamento entre pessoas através da instalação de placas de acrílicos nos check outs, colocação de marcadores no piso da loja, acesso controlado de clientes, etc.
  3. Dispensa de colaboradores com sintomas suspeitos relacionados a gripe e/ou covide-19 imediatamente após comunicado pelo colaborador aos responsáveis, bem como seu encaminhamento a clínica contratada para as devidas avaliações;
  4. Orientações de seus funcionários sobre prevenção, cuidados pessoais, cuidados com o cliente, entre outros, referente ao Coronavírus / Covid-19;
  5. Disponibilização de álcool gel em todos os setores da empresa para uso dos colaboradores e clientes;
  6. Higienização com álcool 70º de todas as superfícies de toque e contato pelos colaboradores e clientes;
  7. Instalação de pia para lavagem de mãos no acesso a loja;
  8. Informações aos clientes e colaboradores sobre Coronavírus / Covid-19 através do sistema de rádio da empresa;
  9. Verificação da temperatura corporal dos colaboradores ao ingressar na loja, sendo encaminhados a clínica contratada aqueles que apresentarem febre;
  10. Instalação de tapetes nas entradas da loja visando a higienização dos sapatos dos clientes.


Da mesma forma, lembra que esta pandemia desafia não apenas o sistema de saúde, mas a sociedade como um todo, em especial, empresas e serviços essenciais à população como os supermercados. Nossos colaboradores estão superando, dia a dia, seus temores pessoais entendendo a importância de seu trabalho para a sociedade gaúcha.