Desde 19 de dezembro, os trabalhadores brasileiros que estão desempregados e têm direito ao benefício, podem solicitar o seguro-desemprego totalmente pela internet. A ferramenta tecnológica desenvolvida pela Dataprev está disponível no Portal Emprega Brasil.
O objetivo do Ministério do Trabalho é garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade. Com o seguro-desemprego 100% digital, é possível o encaminhamento de um maior número de requerimentos, além de agilizar o processo, pois o prazo para recebimento do benefício começa a contar a partir do momento em que a solicitação é feita pela internet. A solicitação do seguro-desemprego já podia ser realizada pela internet há um ano, mas o trabalhador necessitava ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados.
Como solicitar o seguro-desemprego pela internet:
Para solicitar o benefício, o trabalhador deve entrar no Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br) e digitar sua senha de acesso. Quem não tiver a senha, deve informar seus dados pessoais, que serão checados nas bases de dados do Governo Federal, e responder um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.
Com o acesso ao Portal é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. O usuário, então, será direcionado a seguir o passo a passo com oito etapas: confirmação de dados do requerimento; atualização das informações do requerente; formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional); indicação de experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais; pesquisa de vagas com seu perfil, se houver; cursos de qualificação; e, por fim, confirmar a solicitação do benefício.
Fonte: Ministério do Trabalho