Nos grandes centros urbanos, caso de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana, as cooperativas de crédito ainda são vistas por parte da sociedade como serviços financeiros atrelados ao agronegócio, à vida no campo, ao senhor e senhora que vivem da terra. Bem verdade que o Sicredi é sim um grande aliado do agronegócio, mas há muitos anos o panorama do nosso associado mudou.
O Sicredi é de quem vive de sua plantação e hortifrúti, mas é, também e principalmente, do empresário, com sua pequena ou média empresa, é do assalariado com uma conta corrente completa de soluções, é do micro empreendedor individual, é do jovem que pode frequentar pouco a agência, mas tem a mão um aplicativo de fácil uso.
Você pode estar pensando que há algumas diferenças entre o Sicredi e qualquer outro banco que você encontra nas ruas da cidade. E há! A principal delas é que, no Sicredi, você não é um correntista, você é um associado. E, como associado, você é dono do negócio. Isso significa que você participa das decisões estratégicas da cooperativa, participando com voz e voto nas assembleias anuais que definem as diretrizes. E isso significa também que, como parte da cooperativa, sendo um associado, você participa da distribuição dos resultados, recebendo juros sobre o seu capital social e participação variável de acordo com o grau de engajamento seu com a cooperativa. Ou seja, quanto mais soluções você utilizar, mais fomenta o resultado e mais gera valor para a cooperativa e para a comunidade da qual você pertence.
E, dentro da gama de soluções que a cooperativa oferece, seja qual for o momento da sua vida, lhe será útil. Você pode criar uma poupança para um filho que acaba de nascer, visando uma reserva financeira para gastos com material escolar, por exemplo, ou qualquer outra eventualidade. Você encontra também no Sicredi soluções de crédito que facilitam a vida em momentos diversos: se você quer ampliar o seu negócio e precisa de uma linha com taxas melhores, se você quer um fôlego para a folha salarial, se você quer investir em estruturas de energia solar, se você precisa quitar dívidas mais urgentes. O financiamento de uma casa ou do seu carro novo. O consórcio visando a aquisição de um novo bem.
Para proteger sua família e patrimônio, por exemplo, o Sicredi conta com seguros variados: de vida, de veículos, da sua casa, da sua empresa. Para quem projeta o futuro com mais tranquilidade ou deseja criar uma reserva de recursos, produtos como a previdência privada. Para quem viaja de férias, há opções de câmbio e cartões de crédito que facilitam o planejamento financeiro.
E há ainda outras facilidades para quem deseja investir, com fundos de investimentos e produtos para quem quer diversificar suas fontes de rendimento e fazer o seu patrimônio trabalhar e render para si.
Há um Sicredi para cada tipo de perfil e usuário e nosso papel é entender as suas necessidades e mostrar que, para cada uma delas, temos uma facilidade. E para muito além do benefício financeiro de se tornar um associado, há uma vantagem que torna o Sicredi imbatível: a social. A cooperativa destina, anualmente, um percentual, e você – como associado – participa da decisão, para a realização de programas sociais em sua comunidade. Para este ano, 2021, são R$ 808 mil reais que serão destinados a instituições que se inscreveram para avaliação e que passam por criterioso processo de seleção e acompanhamento posterior ao repasse de recursos.
Se você fazia parte da parcela da sociedade que acreditava que Sicredi era uma instituição financeira apenas do agro, aposto que sua visão mudou. Por essência, cooperativas como a nossa nascem com o propósito de melhorar a vida das pessoas e das comunidades. E isso fica claro com dados da FIPE que indicam que cidades que possuem agências de cooperativas de crédito têm 15% mais empreendedorismo, 6% mais emprego formal e 5,6% mais de PIB per capita. Faça parte! Seja um associado e fomente o crescimento da sua Porto Alegre.
Por Gerson Kunkel, diretor-executivo da Sicredi União Metropolitana RS