Setembro roxo: 21 de setembro, Dia Mundial de Conscientização da doença de Alzheimer

União de mídia Local entrevista diretora de escola de ginástica cerebral na Zona Sul

Setembro é o mês do Alzheimer e o dia 21 é lembrado mundialmente como o Dia de Conscientização sobre a doença. Devido ao aumento na longevidade e, consequentemente, parcelas cada vez maiores da população atingindo idades mais avançada, é comum alguns idosos terem pequenos problemas de memória e encontrar dificuldade para executar algumas tarefas do dia a dia. E, infelizmente, também tem sido cada vez mais comum muitos idosos apresentarem Alzheimer, um quadro de demência relativamente comum e irreversível que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 70% dos cerca de 50 milhões de pessoas no mundo que possuem algum tipo de demência. No Brasil, a estimativa é que o número de casos triplique até 2050, devendo chegar a 152 milhões de pessoas. Os números dão a dimensão da importância da conscientização sobre o Alzheimer, de conhecer seus sintomas e prevenir-se contra o agravamento da situação.

Apesar de não ter cura, existem exercícios cognitivos que ajudam a postergar os sintomas do Alzheimer e colaboram para que os portadores da doença tenham uma vida melhor. As orientações médicas incluem banhos de sol, alimentação balanceada, ingestão constante de água, fazer exercícios físicos e mentais, terapia e ter sempre um propósito para seguir na vida. Os exercícios mentais, ou ginástica cerebral, podem aumentar o fluxo sanguíneo, levando ao crescimento na produção de proteínas de aprendizagem e da rede neural, que levam à neurogênese, ou seja, o crescimento de novos neurônios, tornando o cérebro mais resistente a doenças neurológicas.

Já existem espalhadas pelo mundo muitas escolas de ginástica para o cérebro. Desde o início do ano, a Zona Sul de Porto Alegre também conta com uma filial da rede nacional especializada em ginástica cerebral, o Supera Ipanema. Em razão do Setembro Roxo e do Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, o programa União de Mídia Local, realizado pela Rádio Ipanema Comunitária e o jornal de bairro O Jornalecão, conversou com Raquel DeMarco, diretora franqueada da Supera no bairro Ipanema, para entender um pouco mais sobre a doença, conhecer formas de preveni-la e saber um pouco mais sobre a ginástica cerebral e sua escola.

Com apresentação de Jean Pierre, produção de Ana Barros Pinto e técnica de Alexsandro Magalhães, a entrevista vai ao ar hoje, dia 21 de setembro, na Rádio Ipanema Comunitária, no 87.9 FM, às 12h, com reprise às 17h30, e ficará também disponível no site da rádio (www.ipanemacomunitaria.com.br) ou diretamente através do link https://drive.google.com/file/d/1lW8V2p8_VSFWdwzlTEUWEG9mNFokOuTl/view?usp=sharing.

Mais informações sobre a escola Supera Ipanema, que fica localizada na Avenida Cel. Marcos, 2050, através do telefone (51) 4061-3442.