Fundada em 2001, a Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural e Comunitária Ervino de Assis (SER Assis) iniciou sua atuação comunitária com as aulas da escolinha de futebol comandada pelo professor Gilberto Cunha Machado, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, colaborando não só na prática do bom futebol, mas também na formação do cidadão.
Nos últimos dez anos, a entidade não só ampliou para 60 o número de crianças atendidas na escolinha, como passou a oferecer diversas oficinas, para todas as faixas etárias: artesanato, ginástica, dança de salão, aulas de violão, capoeira, cavaquinho. Todas as atividades são gratuitas, beneficiando mais de 200 pessoas (os oficineiros também atuam de forma voluntária) e realizadas na sede construída pela própria entidade, no campo do Periquito (Avenida Vicente Monteggia, 2709), no bairro Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre.
O projeto SER Assis é mantido por doações do professor Gilberto (que é coordenador do projeto), dos demais associados e da comunidade (pessoas físicas e jurídicas). Por isso, para atender mais pessoas e melhorar as instalações, os recursos arrecadados são todos revertidos para realização das oficinas, obras e cuidados com o gramado e a pista de corrida. Outras alternativas são a locação do espaço para festas e confraternização e a realização de eventos próprios, como desfiles de moda, saraus, feiras e o tradicional pagode do final da tarde de sábado.
Além de fazer doações para entidades da região, como Lar da Caridade e Educandário São João Batista, o projeto SER Assis também cede seu salão para que outras entidades beneficentes realizem suas atividades no local, caso necessitem.
Para saber mais e colaborar com o projeto SER Assis, contatos podem ser feitos pelo fone 3263-4277 ou celular/WhatsApp 98506-3395.