Geralmente, quando Saturno aparece em qualquer conversa astrológica, vem em mente o senhor do carma, os obstáculos, as limitações, as dificuldades, etc… ele é o “coisa ruim” dos planetas. Mas ele regerá o ano de 2017, a partir de 21 de março.
O que fazer, então? Alguns, menos lúcidos, ficarão quietinhos, só respirando, para não fazer muita força e escapar das dificuldades. Mas, dessa forma, não haverá crescimento, nem aprendizado. Saturno ensina. E como! Ele pode ser a pedra de Drummond ou a chance de concretizar e estruturar algo duradouro e com firmes raízes.
Como assim? Ele não é como Ivan, o terrível, e nem como Átila, o huno? Não.
É claro que ele tem esta característica destrutiva, mas ele, acima de tudo, nos instrumentaliza para construir.
De que forma? Ele desenvolve a paciência e a disciplina, duas palavras que são a base para vencer qualquer obstáculo. Saturno mostra o nosso limite e onde devemos nos aprimorar, nos especializar para irmos adiante. Ele é o resultado ou o retorno do nosso esforço – ou da falta dele. Saturno exige seriedade e bom senso, cautela e economia – tanto financeira como de energia mental ou física – porque o esforço exigirá concentração e força acumulada.
Saturno está transitando por Sagitário, apontando para a ética, a lei e as consequências, nada agradáveis para quem desviar do caminho traçado dentro desses limites. Ele nos mostrará claramente: o que começou de forma mal feita ou de maneira equivocada e sem uma base a ser desenvolvida, irá ruir. Saturno exige consistência, visão a longo prazo (ele é o Kronos) e persistência. Será um verdadeiro teste de força para os afoitos e apressadinhos.
Então, arregacemos as mangas para construir, desde agora, uma base sólida para um futuro seguro e promissor.
Boa sorte a todos em 2017!