Com atividades programadas durante todo o dia, a comemoração do 30° aniversário do Parque Natural Morro Osso está programada para 14 de dezembro (sábado), das 8h às 18h, porém, em caso de chuva, as atividades serão transferidas para 11 de janeiro.
Além de uma grande oportunidade de a população conhecer ou visitar novamente a unidade de conservação da Zona Sul de Porto Alegre, diversas atrações serão destaques na programação, começando às 9h com aula de Ritbox, promovida pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Já para participar das atividades da tarde, é necessário fazer inscrição prévia. Quem quiser caminhar pela Trilha da Fonte, a partir das 14h, deve enviar mensagem para a Associação Porto Alegrense de Condutores Ambientais – APACA, pelo e-mail apaca.condutores@gmail.com. Às 15h, está prevista a Oficina de Pandorgas e, às 17h, Observação de Aves, ambas com inscrições pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. O encerramento das atividades deve ocorrer às 18h com parabéns e abraço coletivo ao Parque Natural do Morro do Osso. A sede da unidade de conservação pode ser acessada pela Rua Irmã Jacomina Veronese, 170.
Instituído pela Lei 9.985 de 18/07/2000, o Parque Natural Morro do Osso está localizado no morro de mesmo nome. Com 143 metros de altura, faz parte da cadeia dos morros graníticos existentes em Porto Alegre, com uma área natural de 220 hectares. Próximo à margem do Lago Guaíba, constitui-se num importante reduto biológico, praticamente isolado pela urbanização dos bairros Jardim Isabel, Tristeza, Camaquã e Cavalhada. Do alto do morro tem-se uma das vistas mais belas do município, com o Lago Guaíba, o Delta do Jacuí, os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e o da Ponta Grossa.