Domingo, 25 de junho, em uma linda manhã de sol, os moradores do bairro Guarujá encontraram-se na Praça Jaci, em frente à Igreja Santa Rita de Cássia, levando em mãos chimarrão, sacos de lixo, pás, enxadas, ancinhos e mudas de ornamentais e frutíferas nativas, com o objetivo de realizar um mutirão de revitalização da praça. O lixo do entorno foi recolhido, o plantio foi realizado e os vizinhos se reencontraram, alguns depois de muito tempo sem se ver. Os participantes também puderam conferir a apresentação do plano de revitalização da praça, elaborado pela arquiteta Suzana Macedo, para que a comunidade possa sugerir alterações, se desejar.
Houve ainda mostra de artesanato e de comidas especiais produzidas por moradores da região, além de demonstração de exercícios de Tai Chi e repasse de informações sobre saúde e bem-estar físico e mental. Um momento que encantou a todos foi a apresentação da Dança do Leão realizada pelo Centro Cultural Chinês, que oferece aulas de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Chi Kung na Rua Lima e Silva, 736 – sobreloja (informações pelo fone 3286-5448).
O encontro foi uma oportunidade de união e confraternização entre os vizinhos do entorno e de reocupação do espaço, o que foi destacado nas falas dos participantes e dos representantes do Fórum Ambiental de Porto Alegre, da ONG Todavida e da SAG – Sociedade Amigos de Guarujá, que apoiaram o evento que representa a mobilização da sociedade pela preservação do espaço urbano e pelo cuidado com a segurança, pois a constatação é de que não dá para esperar que os órgãos públicos resolvam os problemas.
Texto relacionado:
Revitalização da Praça Jaci prossegue no sábado
Sábado tem Caminhada Zona Sul Vive