Para a comunidade local, bairro da Zona Sul de Porto Alegre, que conta com a primeira ciclovia da cidade, merece estação própria
Em abril, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulgou ter recebido duas propostas para exploração, instalação, manutenção e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas na cidade. Atualmente, apenas a M1 Transportes aluga bicicletas na capital gaúcha, através do Bike Itaú. Além da atual operadora do sistema, a prefeitura também recebeu proposta do Consórcio Mobilidade Compartilhada, formado pelo Grupo Imobi, E-Moving e Bike Fácil. Enquanto os pedidos de credenciamento são analisados pela equipe técnica da prefeitura, visando cumprir o regramento estabelecido pelo edital, reacendeu a velha esperança dos frequentadores da orla em Ipanema: possuir uma estação de aluguel de bicicletas no bairro.
A atual detentora do direito de oferecer o serviço à população trabalha em um modelo de aluguel no qual as bicicletas devem ser retiradas e devolvidas em estações espalhadas em pontos da cidade, com tempo limitado a uma hora diária, o que tornaria necessária a construção, também, de uma estação no entorno do bairro Tristeza para que Ipanema possa, finalmente, receber uma estação para o aluguel de bicicletas, dentro do modelo utilizado no momento.
Por enquanto, o que se sabe é que, além do serviço ser disponibilizado das 6h às 22h, como acontece hoje, os termos de credenciamento e permissão de uso serão assinados pelo período de 12 meses com possibilidade de renovação anual. Também supõe-se que a atual detentora do direito de prestar o serviço aos porto-alegrenses deve manter o mesmo modelo, o que, portanto, só tornaria possível a realização do sonho do frequentador da orla de ter uma estação própria de bicicletas para alugar na região com a construção de mais estações na Zona Sul, ou que a outra proponente ofereça outro modelo de compartilhamento, a exemplo de outubro de 2019, quando a Yellow executou o serviço em Ipanema e espalhou várias bicicletas pelo bairro e arredores durante alguns meses, até desistir do negócio.
Essa breve experiência de compartilhamento de bicicletas só aumentou o apetite dos frequentadores da orla em contar com o serviço, já que a ciclovia em Ipanema, inaugurada na década de 90, é a primeira da cidade, o que torna a disponibilidade do serviço na região mais do que um reconhecimento à importância para a saúde e o desafogo das vias públicas, mas, também, um simbolismo importante de que o bairro Ipanema é pioneiro nesse reconhecimento.