A capital gaúcha passou a contar, a partir do mês de novembro, com uma nova microfloresta formada por 300 mudas de mais 34 espécies de árvores nativas do estado, em uma área de 100 metros quadrados do pátio do Foro Central I, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 105. O espaço, aberto ao público, conta com pequenas mesas e bancos, além de um espelho d’água, possibilitando ao visitante desfrutar do local.
A iniciativa para o plantio, que teve cerimônia simbólica realizada em 5 de novembro, foi possibilitada por uma parceria do Poder Judiciário com o festival Virada Sustentável e o Instituto TodaVida e contou com a participação de inúmeros voluntários, entre os quais, de grupos e escolas da cidade.
Outras atividades também fizeram parte da programação da Virada Sustentável. Uma das que mais chamou a atenção o público foi a inauguração do mural que homenageia o cantor e compositor porto-alegrense Lupicínio Rodrigues, na fachada do Foro Central II. Além disso, a Karavana da Kombina também foi destaque, com 300 alunos de escolas públicas conhecendo as iniciativas socioambientais do evento.