Após muita pressão da comunidade e impasse entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Marinha do Brasil quanto à permanência da embarcação junto ao calçadão, o restaurante flutuante Pérola Negra, instalado na orla de Ipanema, em frente à Avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, foi finalmente retirado do local. No dia 24 de novembro, a embarcação foi rebocada para a Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Serraria e, posteriormente, para a sede do Comando Ambiental da Brigada Militar, no bairro Navegantes, onde permanecerá até que um destino definitivo seja determinado.
Sempre com muita polêmica, a embarcação atracou no bairro Ipanema em julho de 2017, passando a operar como um restaurante flutuante e permanecendo no local até novembro de 2020, quando foi retirado pela primeira vez. No início de 2022, retornou para o mesmo lugar, com autorização da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, para permanecer atracado na orla. No entanto, a embarcação não operou comercialmente desde então porque a Prefeitura de Porto Alegre não mais autorizou a sua utilização.
Nestes quase dois anos, a permanência do Pérola Negra no local sofreu intensa pressão de parte da comunidade e de entidades locais, como a Associação de Moradores do Bairro Ipanema (AMBI), que desejavam a sua retirada da orla. Recentemente, em função da cheia do Guaíba, que bateu recordes em setembro e novembro, a Defesa Civil considerou que a embarcação causava risco à integridade das pessoas que frequentam o local, de danos materiais em imóveis e equipamentos públicos, comunicando a Procuradoria-Geral do Município da condição de risco da embarcação e se posicionando por sua imediata remoção.