Em 2 de dezembro de 2001, foi inaugurado o Parque Guarujá Zeno Simon, que passou a ocupar a área que, anteriormente, era conhecida como balneário e camping, muito frequentada por veranistas e viajantes em décadas anteriores. Na ocasião, uma grande festa, com a participação da comunidade, marcou a inauguração. Além de um momento de emoção com o descerramento de placa comemorativa, que contou com a presença da família de Zeno Simon e do presidente da Associação dos Moradores do Bairro Guarujá (AMBG), Nelson Dalmás, representando a comunidade do bairro, a festividade contou com apresentações artísticas em um palco especialmente montado para a ocasião, e a cobertura de O Jornalecão durante todo o dia.
O parque ocupa 30 mil metros quadrados no bairro Guarujá, à beira do Guaíba, e, desde sua inauguração, conta com quadras esportivas, praças infantis, pistas de skate, patinação e caminhadas, churrasqueiras cobertas, banheiro, etc. No decorrer dos anos, foram instaladas também academias de ginástica ao ar livre. No local, é realizada, aos domingos, a Feira de Artesanato Guarujá.
Nome do parque homenageia Zeno Simon
Em homenagem ao ecologista porto-alegrense Zeno Simon, que faleceu jovem, aos 42 anos em 1996, o parque do Guarujá recebeu seu nome. Formado em engenharia química, física e nuclear pela UFRGS, estudou controle ambiental nos Estados Unidos e na Inglaterra. Foi uma pessoa que se preocupou profundamente com a preservação dos recursos da natureza para garantir a preservação da vida de todas as espécies. Em sua curta vida, deixou a marca de um ser ativo e atuante para a sobrevida do nosso meio ambiente.