O dia 31 de agosto é marcado pela comemoração do 90° aniversário do monsenhor Tarcisio Scherer, mais conhecido como Padre Tarcisio na Zona Sul de Porto Alegre, onde foi pároco no Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, por 31 anos, de 1971 a 2002.
Para marcar esta data tão especial, no dia 28 de agosto, o domingo anterior ao seu aniversário, foi realizada uma missa festiva na igreja onde Padre Tarcisio evangelizou os fiéis por mais três décadas, celebrada por ele, juntamente com o atual pároco, Dom José Antônio Sauthier. Durante a cerimônia, marcada pela emoção da comemoração pelo seu aniversário de 90 anos, o hoje Monsenhor Tarcisio relatou detalhes de sua trajetória no santuário, como a fase de continuação da construção da então capela, que havia sido iniciada em 1952, e do salão paroquial e da casa paroquial. O religioso lembrou da época que chegou ao local, em 1971, quando dormia na sacristia e usava a casa de paroquianos para as necessidades básicas de higiene e alimentação.
O então jovem Padre Tarcisio participou ativamente da vida de muitos moradores do bairro e fez muitos amigos, que lembram até hoje com carinho daqueles momentos.
O aniversariante se manifestou dando graças ao Senhor e revelando ser feliz por Deus ter usado a sua vida para fazer coisas lindas, levar bênçãos, curas e o perdão através do seu sacerdócio.
Ao fim da cerimônia, o paroquiano Nei Renato Cogo entregou ao Monsenhor uma placa como presente das pastorais e paroquianos, com os dizeres:
Monsenhor Tarcisio Scherer
Pároco zeloso, atento ao seu rebanho, nos indicando o verdadeiro caminho através de suas palavras, seu exemplo e seus conselhos. Um grande amigo. Parabéns pelos seus 90 anos!
31 de agosto de 2022
Após a missa, em um almoço festivo no salão paroquial, os amigos do Monsenhor Tarcísio Scherer puderam parabenizar pessoalmente o amigo de longa data e relembrar os momentos marcantes de convivência.
Padre Tarcisio foi o primeiro entrevistado por O Jornalecão
Nos primeiros anos de sua trajetória de 35 anos, quando ainda era um pequeno jornal fotocopiado que circulava somente no Guarujá, O Jornalecão teve a honra de entrevistar o então pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia. Na entrevista, concedida a um dos fundadores do jornal, Gustavo Cruz da Silveira, que hoje é jornalista, mas naquela época sequer imaginava que seguiria o caminho da comunicação, Padre Tarcisio falou sobre sua vivência como líder religioso da comunidade, em um bate-papo que foi publicado na edição de número 27 do periódico.
Confira um trecho da entrevista, realizada em novembro de 1989, no qual o hoje monsenhor relatava os primeiros tempos na paróquia em que chegou em 7 de fevereiro de 1971: “Naquela época, o bairro era bem menor. Fazia pouco que acontecera o Concílio Vaticano II, que acarretou profundas modificações no trabalho da Igreja. A paróquia era nova e não tinha muita coisa organizada. Havia menos ‘correria’ que hoje. Era mais fácil. Eu tinha mais tempo disponível para visitar as famílias. Hoje, tem reuniões praticamente todas as noites”.