Cadeirante de 18 anos passou para medicina na UFRGS
Matheus Olaz, 18 anos, portador de Mielomeningocele, paciente em vulnerabilidade social atendido pelo do Educandário São João Batista – entidade para tratamento e educação gratuito de crianças e jovens com deficiências – passou no vestibular da UFRGS para Medicina. A conquista veio de uma trajetória repleta de dificuldades, mas também de muita luta pela vida e dedicação ao estudo.
O jovem cadeirante passou por muitas cirurgias corretivas na coluna, desde o primeiro dia de vida, segundo conta a mãe de Matheus, Dona Ana. O menino iniciou seu tratamento no Educandário quando tinha 4 anos, recebendo terapias gratuitas de Fisioterapia, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia que foram fundamentais para o seu desenvolvimento – “Todas as terapias do Educandário, os profissionais, eles não só ensinam a reabilitar, eles te dão força, te dão conselhos, eles torcem por ti, eu sou muita grata a todos os profissionais da instituição que ajudaram muito o Matheus” – Ana L. Ouriques Correia
A notícia desta importante conquista alegrou toda direção, equipe, familiares e pacientes do Educandário, reforçando ainda mais a importância da garantia da qualidade de vida de cada criança que inicia o tratamento na entidade. A Coordenadora Clínica da instituição, Carla Neves, relata que a mãe de Matheus não tem condições financeiras de manter os estudos do menino e que será necessário muito apoio nesta nova fase.
“Matheus também tem uma irmã, Laura de 8 anos que porta mielomeningocele, a mãe solo se mantem da bolsa auxílio dos dois filhos e apesar de toda ajuda que o Educandário oferece como alimentos, será preciso buscar doações para Matheus poder continuar sonhando” – diz Carla
Diante das dificuldades da família do jovem Matheus, o Educandário São João Batista está pedindo ajudar para que o seu paciente consiga manter seus estudos. Será necessário avaliar como será o transporte do estudante até a universidade, condições das salas de aulas para acolhe-lo com acessibilidade e todos os desafios que a inclusão social exige, além das questões financeiras da família que vai precisar de recursos para custear, transporte, alimentação e materiais de estudo do rapaz.
Para mais informações de como ajudar Matheus Olaz a dar continuidade ao sonho de se tornar médico entre em contato com o telefone geral do Educandário (51) 3246-5655 ou enviando mensagens para (51) 98941-4981.
Pri Gomes
Relações Públicas do Educandário São João Batista
CONRERP 2913
Contato: (51) 99318-5352