As garrafas de plástico descartáveis trazem inúmeros malefícios, a começar pelo fato de serem feitas a partir do petróleo, (que não é uma fonte renovável), de usarem muita energia para sua produção e distribuição, além de muitas dessas garrafas não serem encaminhadas à reciclagem e, portanto, acabarem poluindo o ambiente. Ao serem descartadas irregularmente, as garrafas plásticas acabam sendo levadas, junto com todo tipo de lixo, aos aterros sanitários, onde ficam por décadas, até se decompor.
Existem muitas pessoas que, para reaproveitar essas garrafas, reutilizam-nas para beber água, o que é uma iniciativa louvável do ponto de vista ambiental, por demonstrar preocupação em gerar menos lixo. Mas, infelizmente, é perigoso para a saúde. Um estudo, realizado a partir de 75 amostras de água das garrafas usadas por alunos durante meses, descobriu que cerca de dois terços apresentavam níveis bacterianos e quantidade de coliformes fecais acima do recomendado. Além disso, as garrafas de plástico possuem Bisfenol A (BPA), um composto utilizado na produção de plásticos e resinas encontrado, principalmente, nos plásticos fabricados com policarbonato (com o símbolo de reciclagem 7 na embalagem). Estudos revelam que, após uma semana bebendo água em garrafas plásticas reaproveitadas, o grupo de pessoas pesquisado apresentava níveis de BPA na urina 60% maiores. Outro estudo mostrou que lavar as garrafas plásticas com água quente faz com que o BPA se desprenda mais facilmente ainda. As garrafas com símbolo de reciclagem 1 na embalagem (as PET) também apresentam problemas, pois podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais.
Por isso, ao reutilizar, procure fazê-lo apenas com garrafas de vidro ou aço inoxidável, pois, além de eliminar grande quantidade de garrafas plásticas, você também evita problemas de saúde. Se for inevitável reutilizar garrafas plásticas, não se esqueça de lavá-las regularmente e deixar que elas sequem naturalmente antes de serem usadas novamente.
Última dica: quando encontrar uma garrafa plástica solta na rua, seja consciente, pegue-a e leve para a coleta seletiva encaminhá-la ao destino correto.
Fonte: Ecycle