Obras e serviços vistoriados em área da orla afetada pela enchente

Moradores do Guarujá e Ipanema tiveram a oportunidade de conversar com representantes do município sobre suas preocupações

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado por uma comitiva de servidores de diversos órgãos municipais, realizou vistorias, no mês de janeiro, em dois bairros severamente atingidos pela inundação de maio de 2024. No dia 11 de janeiro, foi a vez do Guarujá, onde centenas de pessoas tiveram suas residências alagadas durante a cheia do Guaíba. No local, muitas construções foram condenadas por impossibilidade de servirem como moradias, enquanto outras foram danificadas, causando muitos prejuízos. A ação realizada nesta data contou com um mutirão de serviços no bairro, que contou com limpeza no Parque Guarujá Zeno Simon, podas de árvores, vistoria em locais atingidos pela enchente e seguiu nos dias seguintes, com algumas melhorias no entorno, como pintura de faixas de segurança e de sinalização para tornar mais visíveis os gradis do Arroio Guarujá, além de avisos de parada obrigatória, no chão, junto a esquinas que contam com placas deste tipo.

Moradores do Guarujá conversaram com prefeito sobre as preocupações da comunidade

O momento mais aguardado da atividade foi o bate-papo com o prefeito e servidores municipais com a comunidade, no qual os moradores puderam fazer reivindicações e reclamações, relatar os dramas vividos nos últimos nove meses, fazer perguntas e receber respostas dos representantes do município. Entre as maiores preocupações da comunidade, estão os projetos da prefeitura para minimizar os efeitos de possíveis futuras inundações. Conforme Melo, as alternativas para proteção de cheias no bairro Guarujá estão em estudo, juntamente com as outras áreas da orla do Guaíba em toda a extensão do município, desde o bairro Humaitá até o Lami, no Extremo Sul da capital gaúcha.

Reunião da comunidade com representantes da Prefeitura deverá ocorrer na noite de 6 de fevereiro

Com o objetivo de apresentar informações técnicas e responder aos questionamentos dos moradores do bairro Guarujá, será realizada uma reunião, na noite de 6 de fevereiro, das 19h às 21h, no salão da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Rua Jacicoema, 345, na qual os moradores do bairro poderão conversar com técnicos sobre os temas que estão trazendo preocupação à comunidade e apresentar sugestões, além de ouvir dos representantes do município o que está em análise para enfrentamento a futuras inundações.

Vistoria no calçadão de Ipanema objetivou verificar andamento da obra

Já no dia 23 de janeiro, foi a vez de a comitiva municipal, incluindo o prefeito Melo, vistoriar as obras de recuperação da orla e do calçadão no trecho de cerca de 2 quilômetros no bairro Ipanema, que está 27% concluída e deve se estender até o segundo semestre, com custo estimado em R$ 10 milhões, oriundos de compensação por meio de um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP). O objetivo principal da reconstrução do calçadão é reforçar a estrutura com concreto e pedras, além uma mureta 45 centímetros mais alta que o piso, mas as obras incluem instalação de novos equipamentos, plantio de árvores, alargamento do calçadão, acessibilidade e outras melhorias.

A visita ao local das obras também oportunizou que moradores do entorno pudessem conversar com os representantes do município sobre preocupações da comunidade, que também foi severamente atingida na cheia histórica de 2024, como proteção contra futuras inundações do Guaíba e extravasamentos do Arroio Capivara.