Amigos assinantes, anunciantes e leitores de O Jornalecão nas versões impressa e on-line: os meses de abril, maio e junho têm sido difíceis para todos os gaúchos, inclusive para nós, porto-alegrenses da Zona Sul, que é o Nosso Lugar em Porto Alegre.
Chuvas em excesso, inundações em nossos lares e empresas, falta de luz, água e energia e internet durante muito tempo.
O Jornalecão também vem sentindo todas estas dificuldades, o que nos levou a praticamente paralisar as atividades enquanto a residência de parte dos integrantes da equipe ficou ilhada e alagada, levando alguns a sair de casa, enquanto outros se somaram aos esforços de resgate e atendimento dos mais necessitados – tudo isso em meio ao período em que estávamos planejando a comemoração do 37° aniversário do jornal, que ocorreu em 10 de maio.
No final da grande cheia, quando começamos a preparação para retomar as atividades do jornal, sofremos mais baque: a perda de companheiro, incentivador, colaborador e amigo de todas as horas Valtor José Rodrigues da Silveira, pai dos irmãos fundadores e editores Gustavo e Guilherme e esposo da também colaboradora Adília.
Foram dias difíceis que nos levaram a repensar a importância de O Jornalecão e seu futuro papel na reconstrução de nossa amada Zona Sul, assim como seu legado de 37 anos como o mais antigo jornal de bairro de Porto Alegre e exemplo de uma ideia iniciada como um projeto de crianças que prosperou porque sempre foi apoiado por toda uma comunidade. Estes momentos difíceis foram e ainda estão sendo muito dolorosos, assim como para toda a comunidade, mas nos fortaleceram a certeza de não desistir, porque que O Jornalecão não só é patrimônio da Zona Sul como também uma ferramenta fundamental para alavancar o bem comum para os moradores do sul de Porto Alegre.
Por isto, e também para honrar a memória do Valtor e de outros parceiros que nos deixaram ao longo do tempo e que muito fizeram nestas quase quatro décadas, vamos continuar com firmeza e resiliência…
Contamos com seu apoio, prezados amigos!!! Sendo assim, nos próximos dias, estaremos retomando com mais intensidade a publicação de matérias no site www.jornalecao.com.br, alguns que remetem a estes meses turbulentos e também outros que são um olhar para o presente e o futuro da nossa amada região, deixando claro que estaremos, junto com o restante da população, lutando para recuperar a beleza da nossa Zona Sul.
E, no dia 28 de junho, estaremos de volta com a edição impressa, que temos certeza que irão gostar… E vamos em frente – rumo aos próximos 37 anos de O Jornalecão, o jornal do nosso bairro e o porta-voz da nossa região, ajudando a contar a história da Zona Sul e, a partir de agora, empenhados em recuperar nosso amado lugar em Porto Alegre.