Como foi criado o Hospital Parque Belém?
Nas primeiras quatro décadas do século XX, avançava a mortalidade devido à epidemia de tuberculose, que assolava o Brasil e o Mundo. O tratamento mais recomendado incluía ar puro e ventilação.
Um grupo de renomados médicos de Porto Alegre pensou na possibilidade de construção de um hospital situado em uma região de altitude e ar puro, adequados para o tratamento da doença. Formaram um clube que promovia almoços beneficentes, churrascos, chás, rifas, jogos de futebol, etc, para angariar fundos.
Com o dinheiro arrecadado, foi comprado um grande terreno de 172 hectares, em área julgada ideal, no bairro Belém Velho. Uma parte do terreno foi doada por um particular.
Em 3 de maio de 1934, foi lançada a pedra fundamental do hospital e teve início a construção, com o apoio da população e da Igreja Católica.
O arquiteto contratado para o projeto foi Luiz Ubatuba de Farias, um inovador na época. Ele se inspirou em modelo americano que previa área de circulação em semicírculo, que unia seis pavilhões. A forma de dedos abertos permitia posição solar privilegiada em todos os pavilhões, o que era importante para o tratamento dos doentes.
Em 1943, o hospital, com caráter filantrópico, foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, com o nome Hospital Sanatório Parque Belém. A enfermagem ficou a cargo das irmãs franciscanas.
A instituição chegou a ser reconhecida como a maior e melhor existente no Brasil para o tratamento da tuberculose na época. Foi também uma grande escola de preparação de médicos tisiologistas (especialistas em tuberculose).
Com o advento do tratamento quimioterápico antituberculoso, foram diminuindo as mortes causadas por esta doença, o tempo de tratamento e a necessidade de hospitalização prolongada. Por este motivo, o hospital deixou de ser sanatório e se transformou em hospital geral, passando a ser chamado Hospital Parque Belém, atuando nas áreas de clínica médica, cirurgia, psiquiátrica e dependência química.
Em maio de 2017, o hospital encerrou suas atividades devido a dificuldades financeiras.