Se completar mais de três décadas de atuação já é digno de comemoração, imaginem a nossa felicidade quando O Jornalecão completou 33 anos, já que, além de ser um jornal de bairro – tipo de mídia que passa por cada vez mais dificuldades -, também é uma iniciativa tomada pelos fundadores quando eram crianças e tinham apenas 9 e 11 anos de idade.
Ou seja, nem seria honesto dizer que sempre sonhamos e nos preparamos para chegar até aqui. Não, o caminho foi imprevisível, muitas vezes duro e sinuoso e chegamos a pensar algumas vezes que não haveria a próxima edição. Mas, por mais que o preço do papel tenha subido, que a internet tenha virado o mercado publicitário impresso de cabeça para baixo e que manter uma equipe engajada e feliz o suficiente para atender o público da forma que julgamos minimamente necessária seja custoso, todas essas dificuldades, embora não sejam passageiras, são menos presentes que nossos leitores e apoiadores, parceiros que são motivo mais do que suficiente para nunca desistirmos. E, quando falamos em presente, é porque estamos falando de uma relação entre vizinhos, pessoas cuja presença em nossas vidas é diária e cujas relações se constroem de forma natural, estabelecendo uma convivência que, enquanto cidadãos e veículo de mídia comunitária, trabalhamos para ser sempre pacífica e empática.
Como forma de agradecer às muitas felicitações que recebemos, dedicamos a contracapa, uma página tão importante e especial, para agradecer, fazendo aquilo que nos fez chegar aos 33 anos de atividades: dando voz aos nossos parceiros.
Blog Espia Poa homenageia O Jornalecão publicando entrevista com seus fundadores e editores
O Blog Espia Poa, um dos canais de comunicação produzido pelo morador da Zona Sul e parceiro de O Jornalecão, o fotógrafo e videomaker Jovanir Medeiros Miranda (Jova), publicou uma entrevista com os fundadores e editores de O Jornalecão em homenagem aos 33 anos de atividades completados em maio. A entrevista, embora curta, permite conhecer um pouco da trajetória do jornal que foi iniciado por crianças e que, hoje, se tornou o mais antigo jornal de bairro ainda em circulação na Zona Sul de Porto Alegre. Para assistir à entrevista, acesse o canal Miscelâneas do Jovanir e Espia Poa no YouTube.
Para contar com experiência de Jovanir na captação e edição de imagens em eventos, tanto fotografando como filmando, os contatos devem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (51) 991813906.
Depoimentos dos parceiros:
Há alguns anos, tive o prazer e a honra de ter entre meus alunos os meninos Gustavo e Guilherme Cruz. Meninos que, aos 11 anos e 9 anos, decidiram, numa brincadeira, criar um jornal. Hoje, este jornal é o mais antigo em circulação na Zona Sul de Porto Alegre. Força de vontade, garra e perseverança nunca faltaram. Parabéns, Gustavo e Guilherme Cruz! Parabéns, O Jornalecão!
Helena Dutra – Diretora da Unidade Ipanema do Kumon
Nosso agradecimento pelos mais de 10 anos de parceria com O Jornalecão e sua equipe qualificada e comprometida com a comunidade da Zona Sul. Vida longa a O Jornalecão!
Vera Lúcia Decamillis – Diretora da Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria e
presidente do Rotary Club Iguatemi Satélite Ipanema
Respeito, dedicação e paixão, é através dessa receita que O Jornalecão nos proporciona, todos os meses, um veículo muito forte para a divulgação dos nossos bairros da Zona Sul, fortalecendo o comércio e os serviços da região. Muito obrigado pelo presente que vocês dão todo mês a nós, da Zona Sul de Porto Alegre. São os votos das Lojas Dauge Materiais de Construção.
Felipe Augusto – Gerente Geral da Dauge
Parabéns, O Jornalecão! Há tantos anos informando e representando a região, todo o respeito e a admiração que conquistaram foi por sua credibilidade e pelos excelentes serviços prestados à Zona Sul.
Renata Malfatti – Proprietária da Nova Casa Móveis
Dos 33 anos de O Jornalecão, me orgulho de fazer parte diretamente de, pelo menos, 8 anos! Foi um jornal que depositei não apenas a minha confiança, mas o próprio sonho de ver prosperar minha farmácia! Só tenho a agradecer e reiterar o desejo de ser sempre parceira!
Manuela Dapoian – Proprietária da Dapelle Farmácia de Manipulação
Em nome de minha família, amigos e todos os moradores do bairro Ponta Grossa, parabenizo, com muito orgulho, a todos vocês dessa grande família! Que Deus os abençoe muito, e que Ele sempre mostre os caminhos para enfrentar as lutas diárias. Beijos no coração de cada um de vocês! Obrigada por toda a força e gratidão pelas oportunidades que O Jornalecão sempre nos proporciona!
Lucia Debom – Moradora do Bairro Ponta Grossa
A Ughini saúda o Jornalecão pela passagem dos seus 33 anos de história, sempre contando as nossas coisas do nosso jeito. Parabéns! E muitos outros anos para comemorar.
Ughini Esportes – Loja de esportes e parceira há mais de 15 anos
Minha relação com O Jornalecão começou em 1998, quando passei de leitor a colaborador com meus desenhos, praticamente iniciando minha vida artística. O tempo passou e, de colaborador esporádico do jornal, tive a oportunidade e o privilégio de fazer parte de sua equipe fixa, e hoje estou aqui, entendendo o motivo de O Jornalecão ter nascido justamente no Dia das Mães: porque é, de fato, uma família. Parabéns, muito obrigado por tudo, e reitero minha disposição de fazer parte dessa família para sempre!
Jean Pico – Autor da Turma do Guaíba