Após mais de cinco anos publicando a edição mensal do jornal impresso na última semana do mês, O Jornalecão está mudando sua data de lançamento para o começo de cada mês. A iniciativa foi tomada buscando beneficiar tanto os leitores quanto os anunciantes, que poderão receber o jornal e divulgar seus produtos e serviços no período de maior movimento no comércio. Por isso, o leitor mais atento deve ter notado que, em cinco semanas, foram lançadas três edições de O Jornalecão (nos dias 30 de agosto, 15 de setembro e 1º de outubro).
O Jornalecão é o jornal de bairro mais antigo em circulação na Zona Sul, que é o berço dos jornais comunitários de Porto Alegre (desde 1954, quando começou a circular o SABIdo, no bairro Ipanema e arredores, e, mais tarde, em 1967, quando o Colmeia, na mesma área de circulação). A Zona Sul também é a região onde mais jornais de bairro foram fundados. Nos anos 80, por exemplo, surgiram O Bairrista, O Jornalecão, CS Zona Sul, Destak, Momento e muitos outros.
O porta-voz da comunidade da Zona Sul de Porto Alegre é também um dos últimos em circulação na capital gaúcha. Além de O Jornalecão (que completou 31 anos em maio), também encontram-se em atividade, atualmente, na Zona Sul da cidade, os jornais Vitrine e Nosso Bairro. Em outras regiões, resistem alguns jornais de bairro, entre os quais, os também tradicionais O Cristóvão, Jornal do Centro e Jornal Já, na área central da cidade.
Para ler a edição de Outubro/2018 na íntegra, clique aqui.