Pai dos fundadores de O Jornalecão completou 80 anos de idade
O mês de julho marcou a passagem do aniversário de 80 anos de Valtor José Rodrigues da Silveira, pai de Gustavo e Guilherme, fundadores de O Jornalecão e que seguem à frente do jornal há 36 anos. Valtor, que comemorou seu 80º aniversário no dia 5 de julho, fez carreira no Exército Brasileiro, onde serviu por quase 30 anos, até 1989, mas poucos antes de passar para a reserva, começou a colaborar com os filhos e os outros vizinhos que fundaram O Jornalecão. Inicialmente, Valtor contribuiu imprimindo fotocópias (xerox) em algumas das primeiras edições como forma de incentivar os garotos. Com o passar dos anos, conforme o jornal foi aumentando sua tiragem e área de distribuição e os filhos começaram a encarar profissionalmente o trabalho, tornou-se um dos coordenadores da distribuição dos exemplares e também um dos distribuidores mais envolvidos, atividade que desenvolveu como colaborador até pouco tempo atrás.
O pai dos editores é um dos exemplos dos motivos pelos quais O Jornalecão persiste como o jornal de bairro mais antigo de Porto Alegre, circulando há mais de 36 anos, desde 1987. Graças a colaboradores como ele, o periódico tornou-se o porta-voz da Zona Sul e segue em sua missão de informar a comunidade.
Obrigado, Valtor, pelo apoio fundamental e decisivo para a consolidação desta trajetória de sucesso!
Comentarista esportivo dos primeiros anos do jornal também comemorou 80º aniversário
Em uma festa surpresa promovida pela família, o comentarista esportivo dos primeiros anos de O Jornalecão, que escreveu com muita competência uma coluna sobre futebol, no período de 1993 a 1996, anos em que o porta-voz da Zona Sul começou a contar com textos de opinião. José Carlos Gonçalves de Lima é tio-avô de dois dos dois fundadores que seguem editando o jornal, Gustavo e Guilherme Cruz da Silveira, além de ser padrinho de Gustavo, e, por isso, quis dar sua contribuição para o jornal dos meninos dividindo seu conhecimento sobre futebol com os leitores quando O Jornalecão começou a abrir espaço para opinião dos amigos leitores. Parabéns ao nosso primeiro comentarista esportivo!
Despedida do amigo e colaborador Delano Lima
Faleceu no dia 15 de julho, aos 42 anos, Delano Lima, um dos colaboradores de O Jornalecão em seus primeiros anos. Em 1989, nos primeiros anos do jornal, ainda criança, com apenas oito anos de idade, Delano conheceu os irmãos Gustavo e Guilherme, que, naquele ano, iniciavam a expansão do periódico para mais ruas do bairro Guarujá, onde morou por 20 anos. Tornando-se amigo dos jovens fundadores, sempre muito solícito e simpático, características que o acompanharam durante toda a vida, Delano passou a colaborar com a produção do jornal alguns anos depois da fundação, auxiliando os editores no período em que iniciavam a expansão de O Jornalecão para mais bairros da Zona Sul de Porto Alegre, captando mais parceiros para anunciar e buscando mais recursos para a consolidação do jornal. Mais tarde, quando morou em Jaguarão, formou-se turismólogo pela Unipampa, em 2012. Anos depois, retornando para Porto Alegre, voltou a residir com a família no bairro Ponta Grossa e, em 2020, foi candidato a vereador.
Fica aqui nosso agradecimento pela amizade ao apoio de Delano, ajudando O Jornalecão a expandir suas fronteiras para outros bairros da Zona Sul.