Neste início de 2023, as tampinhas plásticas arrecadadas em conjunto com os leitores de O Jornalecão em 2022 foram entregues para serem vendidas pelo Educandário, e o recurso obtido será utilizado para ajudar a entidade a continuar realizando seu belo trabalho de atender gratuitamente crianças e jovens com deficiências neurológicas e motoras. As despesas são muitas e toda ajuda é bem-vinda. A entidade não tem fins lucrativos e mantém atendimento clínico de habilitação, reabilitação e educação especial de jovens com deficiências múltiplas e é mantida, basicamente, por doações e voluntariado.
As tampinhas chegam à redação de O Jornalecão e, quando o volume se torna grande, um voluntário do Educandário faz o recolhimento. Quando chegam lá, as tampinhas são separadas por cor, por outras pessoas voluntárias, e, então, vendidas ao Instituto Sustenplast, que as comercializa com empresas que reutilizam o plástico. O valor arrecadado volta integralmente ao Educandário, assim como acontece com as demais entidades participantes cadastradas no programa, que o utiliza em suas necessidades de funcionamento.
As tampinhas arrecadadas podem também ser levadas diretamente ao Educandário, que está localizado no bairro Ipanema, na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, ou para outra entidade cadastrada no programa que desejar ajudar. Existem 313 entidades assistenciais no Rio Grande do Sul que se beneficiam dos recursos obtidos com o recolhimento de tampas plásticas. Saiba mais no site tampinhalegal.com.br.
Esta é uma linda forma de ajudar a preservar a natureza e de ajudar as entidades assistenciais em seu trabalho de dedicação ao próximo.