O Jornalecão entregou, no mês de abril, às entidades Educandário São João Batista (que atende, gratuitamente, crianças e adolescentes com deficiências neurológicas e motoras), e Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPECAN) cerca de 100 quilos de tampinhas recolhidas em conjunto com os amigos leitores nos últimos meses. As duas instituições assistenciais estão cadastradas no Projeto Tampinha Legal, que auxilia entidades devidamente inscritas no programa, como: APAEs, ligas femininas, escolas, ONGs, asilos, associações e hospitais.
O programa socioambiental Tampinha Legal já arrecadou mais de 800 toneladas de tampinhas plásticas em cinco anos de existência e é criação do Instituto SustenPlast, com apoio do Movimento Plástico Transforma, tendo como objetivos evitar que este material seja descartado na natureza, e valorizar o trabalho admirável que as entidades assistenciais desenvolvem. Assim, conseguem também incentivar a modificação do comportamento de massa, conscientizando quanto ao destino dos resíduos plásticos. O material que as entidades entregam é vendido às empresas transformadoras do plástico e o valor arrecadado é entregue integralmente às entidades assistenciais que participam do programa. Com este valor recebido, as mesmas podem cobrir suas despesas de manutenção, medicamentos, alimentos, equipamentos essenciais, etc.
Saiba mais a respeito do Projeto Tampinha Legal, as empresas e entidades participantes e os pontos de coleta mais próximos visitando o site tampinhalegal.com.br ou nas redes sociais YouTube, Linkedin, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.