Localizado no bairro Lomba do Pinheiro, o Centro de Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis (CPCA) entidade Franciscana iniciou os seus trabalhos em 1979 e, embora com denominações diferentes, sua vocação pela educação social vem desde sua origem como creche, em seus primórdios. Com a evolução do marco legal da Assistência Social no país, o CPCA manteve sempre a preocupação com a adequação e a qualidade dos serviços prestados, evoluindo e ampliando seus serviços, programas e projetos. Atualmente, sua missão de incidir no processo de desenvolvimento integral de adolescentes e jovens entre 15 a 24 anos que estejam cursando a partir do 7° ano ou que já tenham concluído o ensino médio, priorizando os oriundos da sua rede socioassistencial, buscando promover a sustentabilidade e o fortalecimento da comunidade local com base nos princípios franciscanos de respeito à vida e de justiça social. Entre os muitos serviços oferecidos à população local, estão Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido para oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade e eminente risco pessoal e social a garantia de direitos, com cerca de 400 atendimentos por mês; Educação Integral em turno integral, a partir de parceria com quatro escolas locais, realizando 320 atendimentos por mês; Programa de aprendizagem Profissional, atendendo 600 jovens de 15 a 24 anos por ano; Serviço de Atendimento Familiar, que compõe a rede sociassistencial da Lomba do Pinheiro na Proteção Social Básica (PSB) e realiza ações complementares ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) à famílias em situação de vulnerabilidade social ou pessoal, atendendo mais de 500 famílias. O CPCA ainda possui biblioteca, realiza o serviço de abordagem social às pessoas em situação de rua, oferece abrigagem na Casa de Acolhimento e realiza, regularmente, oficinas culturais para crianças e adolescentes da Lomba do Pinheiro, sem esquecer de suas famílias. Segundo o diretor pedagógico da entidade, Everton Silveira, somente durante a pandemia do coronavírus foram distribuídas mais de 7 mil cestas básicas enquanto as atividades estavam interrompidas. Localizada na zona leste de Porto Alegre, em um bairro que está em 3° lugar no índice de letalidade infantil no município, o CPCA é uma entidade qualificadora parceira do governo municipal e estadual que prima por seus espaços de formação, que, por sua vez, sustentam os grupos de produção da entidade. Um exemplo disso foi a oficina de Corte e Costura em tempos de Covid-19, que produziu mais de 10 mil máscaras de proteção para a comunidade, oferecendo, de uma só vez, a oportunidade de os jovens aprenderem algo novo e conseguirem alguma renda enquanto ajudam a vizinhança a se proteger do vírus.
Com uma parceria com o Sicredi já de anos anteriores, quando foi publicado o edital do Fundo Social de Desenvolvimento 2020 da Cooperativa, o CPCA pleiteou a verba de R$ 4.504,40 para adquirir um fogão e uma estufa para pães industriais e equipar as cozinhas, tanto para a aprendizagem, com cursos para a preparação de alimentos realizados no local, quanto para a produção da alimentação servida no próprio centro, abrindo a possibilidade de que os alunos das oficinas se tornem funcionários do centro. Na manhã do dia 12 de janeiro de 2021, a reportagem de O Jornalecão esteve no local junto com o gerente regional do Sicredi, Sandro Soares, e conheceu as cozinhas que foram equipadas com o suporte da Cooperativa, tendo a oportunidade de ver uma oficina em andamento e o almoço do dia sendo preparado, com a equipe profissional do centro e os alunos engajados.
Eleito entre as 100 melhores ONGs de 2020, é possível colaborar com o CPCA de várias formas, como doação financeira (por depósito bancário, cartão de crédito ou via PayPal) ou de bens materiais (roupas de cama e banho, materiais de higiene, brinquedos e livros) e alimentos (feijão, arroz, lentilha, pipoca, óleo de soja, achocolatado, biscoitos doces e salgados, extrato e molho de tomate) ou, ainda, através da adesão de programas como o FunCriança e o Nota Fiscal Gaúcha. Para mais informações sobre o CPCA e/ou como colaborar, a entidade possui site (cpca.org.br) e está localizada na Estrada João de Oliveira Remião, 4444, no bairro Lomba do Pinheiro, atendendo pelos telefones (51) 3319-1001 e 3019-3329.