A nova ala do Hotel Serra Azul, de Gramado (RS), construída em estilo bávaro, fora inaugurada pelo governador Euclides Triches, em 21 de dezembro de 1974 – uma obra nova após a fundação do hotel, em 1971, em um local privilegiado no centro da cidade. O novo prédio do empreendimento administrado pelo Grupo Perini – liderado por José Francisco Perini, ex-prefeito de Gramado, junto aos seus filhos Gino e Gilberto e ao seu genro Roque Orsi – fora projetado pelo arquiteto Gunther Schlieper e decorado por Léa Caruso com as antiguidades, os móveis, lustres e luminárias do Artesanato Guarisse. Na data da inauguração, além do governador do estado, estiveram presentes o ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, e o diretor regional do Banco do Brasil, Dilmar Gigante. À época, o hotel preparava-se para receber turistas e profissionais que chegariam à cidade para a terceira edição do Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, que aconteceria em fevereiro de 1975.
Em janeiro deste mesmo ano, Arthur Guarisse e Léa inauguraram a loja do Artesanato Guarisse na Avenida das Hortênsias, 3662, na estrada Gramado-Canela (onde está instalado o Museu do Perfume desde a década de 1990). Nesta loja, o casal Guarisse recepcionou para um jantar os artistas, produtores e diretores de cinema que participaram do III Festival de Cinema Brasileiro de Gramado – oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC) em janeiro de 1973. Este importante evento de cinema teve origem a partir das mostras realizadas também nos salões do Hotel Serra Azul (desde a sua inauguração, em 1971), promovidas durante a “Festa das Hortênsias”. De acordo com Gilberto Perini, “na época, havia poucos hotéis para atender esse tipo de público. Não tínhamos turistas. As pessoas vinham descansar aqui pela proximidade e também para tratar da saúde, em razão dos bons ares serranos”. Em Gramado, somente no ano de 1958 surgiu o primeiro hotel destinado ao turismo, o “Rita Höppner”. “Aí, ocorreu o despertar do turismo. Em seguida, foi criada a Festa das Hortênsias, que projetou Gramado para o Brasil, realizada a cada dois anos, a partir de 1964”, recorda Gilberto. A fundação do Serra Azul ocorreu no início da década seguinte, quando a cidade necessitava de estrutura para receber artistas e turistas.
Assim, oficialmente, o 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu no verão, em janeiro de 1973, no antigo Cinema Embaixador (atual Palácio dos Festivais), e, somente a partir da década de 1990, no mês de agosto, como acontece até hoje. No Hotel Serra Azul, ainda é possível encontrar em sua decoração contemporânea alguns lustres e móveis Guarisse que foram preservados. Já no prédio do Museu do Perfume, apesar das reformas, a fachada continua original à época do funcionamento da loja do Artesanato Guarisse, e os lustres e móveis que ficaram no local, após a venda do prédio, continuam sendo utilizados.
Marcia Morales Salis
Moradora do bairro Ipanema, Gestora Cultural e
Delegada pelo RGS no Colegiado Setorial Artesanato do CNPC-MinC
marcia_ms@msn.com