Foi divulgada, no dia 17 de fevereiro, a nova marca que a população de Porto Alegre escolheu para ser utilizada em divulgação de eventos e que será apresentada para investidores e “espalhada” por diferentes pontos da cidade. A nova identidade visual será utilizada, inclusive, nas comemorações dos 250 anos da capital gaúcha, que serão completados em 26 de março, mas que terá comemorações durante todo o ano de 2022.
O modelo gráfico “Horizontes” foi escolhido após votação pela internet concluída em janeiro. As marcas participantes do concurso foram criadas por um coletivo voluntário de designers a partir de consulta a mais de cem moradores em 40 bairros da capital gaúcha.
A iniciativa, que faz parte do Pacto Alegre – reunião de instituições de ensino, empresários e a sociedade civil -, envolve 44 escritórios de design. A marca começou a ser produzida em 2019, por iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Design – Regional RS (ABESIGN/RS), formada por 13 empresas, com o objetivo de criar uma identidade visual contemporânea representando a força e a pluralidade de Porto Alegre, orgulhando seus habitantes, atraindo visitantes e fomentando investimentos.