Inauguração da Avenida do Parque e asfaltamento da Rua Schneider são opções contra engarrafamentos
Duas importantes obras foram inauguradas recentemente com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na Zona Sul de Porto Alegre. Confira a seguir as novidades:
Avenida do Parque qualifica o trânsito na Zona Sul de Porto Alegre
Nova via é opção para desafogar o tráfego na região do bairro Cristal
Desde 24 de abril, os motoristas da Zona Sul contam com uma nova opção para trafegar no bairro Cristal, com a inauguração da Avenida do Parque, à margem do Arroio Cavalhada. A via, que tem 670 metros de extensão e três faixas de circulação, fará a ligação interna entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, cruzando o Jockey Club e possibilitando mais uma alternativa na circulação no bairro Cristal, em direção ao centro da cidade.
Foram instaladas, no local, também, as redes coletoras pluviais, a iluminação pública e a sinalização viária. Para possibilitar a travessia dos animais de um lado para outro do Jockey Club, a ponte permanecerá em pé por mais alguns meses (enquanto as novas baias estiverem em construção). No horário de treinos de corrida dos cavalos (entre 6h e 9h), a via ganhou sinalização especial para informar sobre a travessia dos animais.
A obra, executada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura e Mobilidade, contempla reivindicação da comunidade e faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Antes da possibilidade de execução da Avenida do Parque, foi necessário o reassentamento de 1,4 mil famílias (outras 343 famílias ainda residem na área do arroio).
Asfaltamento da Rua do Schneider qualifica trânsito no bairro Hípica
Desde março, os motoristas da Zona Sul de Porto Alegre contam com uma opção para trafegar com mais rapidez no bairro Hípica. Com a conclusão da pavimentação do trecho final da Rua do Schneider, é possível transitar pela via totalmente asfaltada, encurtando o tempo de viagem em deslocamentos nos arredores e também em direção a bairros como Restinga e Ponta Grossa.
Antiga reivindicação da comunidade, a demanda foi priorizada pela Temática de Circulação e Transporte do Orçamento Participativo (OP). A obra, realizada em oito meses pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), custou mais de R$ 2 milhões, oriundos de financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Além do asfaltamento da via, foram executados drenagem e passeio público.
A inauguração oficial da via aconteceu, no dia 27 de março, contando com a presença de vereadores, representantes da comunidade e da Prefeitura, entre os quais, o então titular da Smim, Elizandro Sabino.