Redução no valor do pagamento à vista varia de 5% a 11%
Para quem pretende pagar o IPTU 2023 antecipadamente (e quem já pagou a parcela única), a Prefeitura de Porto Alegre oferece descontos que variam de 5% a 11% para quem efetuar o pagamento até 8 de fevereiro. Além dos 5% automáticos, outros 3% são oferecidos para quem não tem dívidas de anos anteriores no imóvel e um percentual de 1% a 3% dependendo do número de notas de serviços emitidas no nome do proprietário de 1º de dezembro de 2021 a 30 de novembro de 2022.
Neste ano, outra novidade é que a guia do IPTU não está mais sendo enviada pelo correio, representando economia que poderá ser utilizada em obras e serviços municipais. Para retirar a guia de pagamento à vista ou solicitar o pagamento parcelado, o cidadão pode utilizar a internet, no site prefeitura.poa.br/iptu. Além do pagamento em parcela única, é possível parcelar o valor (sem desconto) em até dez vezes, por débito em conta ou recebendo as parcelas por e-mail. Neste caso, com o vencimento da primeira parcela para 8 de março.
Quem não acessa à internet tem ainda como opção solicitar a impressão das guias de pagamento em uma das 17 subprefeituras, optando por aquela que é mais próxima de sua residência ou local de trabalho (a lista com os endereços destes locais, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, também pode ser conferidas no mesmo site da internet). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 156, opção 4, e, além disso, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) oportuniza negociações e parcelamentos de dívidas não só pelo site, mas também o atendimento presencial em sua sede, na Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e no Tudo Fácil Zona Norte (Avenida Assis Brasil, 2611), de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.