Construída pela artista Beto Babão, escultura instalada na orla de Ipanema agora está tombada
A tradicional imagem da Mãe Oxum, na Orla do Guaíba, no bairro Ipanema, foi tombada como patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Claudio Janta, a lei já foi aprovada e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo no dia 25 de julho.
Com o tombamento da imagem de Oxum no local, a escultura, construída pelo artista plástico Beto Babão e inaugurada em 6 de dezembro de 1999, fica proibida de ser extinta ou removida do local, podendo apenas ser restaurada ou restituída, se e quando necessário. A AFROBRAS (Federação das Religiões Afro-Brasileiras) será responsável por manter e restaurar a imagem.
Ponto tradicional da orla de Ipanema, a escultura costuma atrair a atenção e oferendas de várias casas de religião durante o ano inteiro, em especial no Dia de Oxum, comemorado em 8 de dezembro.
Para o Chefe de Divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro, pasta ligada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Rio Grande do Sul, Pai Ricardo de Oxum, esse é mais um importante passo na luta contra o racismo religioso.