A centelha chegou a Porto Alegre em 22 de agosto e ficará em exposição no Paço Municipal até 2 de setembro
Conduzido por integrantes da Liga de Defesa Nacional até o Paço Municipal, onde foi acesa a Pira da Pátria pelo coronel Marco Danghi Pinheiro e pelo prefeito Sebastião Melo, o Fogo Simbólico da Pátria já está em Porto Alegre desde 22 de agosto. No local, a centelha ficará, até 2 de setembro, em exposição para visitação pública.
O acendimento da Pira marcou o início das comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil em nossa cidade. Posteriormente, uma centelha do Fogo Simbólico será transportada até o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, outra será levada até o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, e uma terceira será entregue ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O Fogo Simbólico representa a união dos povos, foi idealizado, em 1938, por um grupo de patriotas da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul e lembra o ardor cívico do povo brasileiro. A primeira corrida com transporte da centelha aconteceu neste mesmo ano, num percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.