Texto de Luiz Osellame
No Sarau do Solar desta quarta-feira, 24 de agosto, às 18h30, com entrada gratuita, sobe ao palco a cantora gaúcha Flora Almeida, acompanhada por Luizinho Santos (Sax e Flauta), Gilberto Oliveira (Guitarra e Cavaquinho) e Caio Maurente (Contrabaixo acústico), com o espetáculo “Com que roupa – Flora Almeida canta Noel Rosa”.
Com quatro CDs gravados, o último lançado em 2015, a cantora passeia entre o jazz e o blues, a bossa e o samba, apresentando composições como Fita Amarela, Conversa de Botequim e As Pastorinhas.
Flora iniciou sua carreira em 1984, com o show Mulher Verso e Reverso, dirigido por Delmar Mancuso. O primeiro LP foi lançado em 1988, com a banda Circuito Emocional. O trabalho levou Flora ao mercado nacional, seguindo, em 1989, para São Paulo, realizando inúmeros shows. No início de 1990, Flora Almeida foi convidada pelo diretor e produtor Luciano Alabarse para acompanhar Carlos Sandroni, que lançava seu disco na capital gaúcha. Em seguida, acompanhou o músico em shows no Rio de Janeiro, com participações de Adriana Calcanhoto, Muni, Coca Barbosa e Luciana Costa. Na capital carioca, Flora desenvolveu seu trabalho com enfoque na obra de Noel Rosa, com arranjos para jazz, blues e samba do guitarrista Ademir Cândido. Em 1991, ainda no Rio, Flora Almeida, juntamente com Luciana Costa, integrou a dupla de sucesso Country Gurias.
De volta a Porto Alegre, apresentou, em 1994, o espetáculo Singular. Com esse show, conquistou, em 1995, o Prêmio Açorianos de Música, como “Melhor Cantora”. Na cerimônia de entrega do Prêmio, apresentou-se com Solon Fishbone, estreando no mundo do blues.
Fonte: Assembleia Legislativa
Leia mais em: Sarau do Solar