Onze filhotes de cágados voltaram ao Guaíba no dia 23 de fevereiro. Técnicos da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), em parceria com o Sava Iate Clube, realizaram a soltura na beira do Guaíba.
Ao serem soltos na beira do lago, os cágados da espécie Prhynops hilarii ativaram o instinto natural e correram para a água, onde buscaram refúgio. “Escolhemos esse local na Vila Assunção por ser bom para que os animais se adaptem à natureza e tenham um ambiente seguro, no qual poderão continuar se desenvolvendo”, explica a chefe da Equipe de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro.
Os ovos dos filhotes foram resgatados em novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol, por estarem em uma situação na qual não conseguiriam se desenvolver corretamente. Os ovos ficaram incubados até a semana passada, quando eclodiram. Durante este período, foram monitorados e a equipe buscou oferecer ambiente o mais adequado e similar ao natural para que os cágados se desenvolvessem de forma correta.
Cágados ou tartarugas?
Os animais que habitam os parques de Porto Alegre são cágados e não tartarugas. Embora sejam mais conhecidas pela maioria da população, as tartarugas só se desenvolvem em ambientes marinhos. Já os cágados são animais de água doce.
O cágado alimenta-se de peixes pequenos, sementes, anfíbios e frutos. As fêmeas colocam seus ovos em ninhos que constroem nas proximidades de cursos d’água. Quando chegam ao tamanho adulto, atingem em torno de 50 cm de diâmetro.