Modificação garante maior fluidez ao trânsito, mas motoristas devem ter atenção redobrada no trecho final da Avenida Wenceslau Escobar
Desde a tarde de 20 de novembro, a Zona Sul passou a contar com uma novidade: a faixa reversível controlada por semáforo. O trecho final da Avenida Wenceslau Escobar (da esquina da Rua Conselheiro Xavier Simões até a Avenida Coronel Marcos) foi dividido em três faixas, sendo que a faixa central, agora, é reversível. Dependendo do fluxo de veículos em cada horário do dia, a faixa é utilizada pelos veículos que trafegam no sentido norte-sul ou no sentido sul-norte. A alteração objetiva acabar (ou, pelo menos, diminuir) com a tradicional lentidão nos deslocamentos em horários de pico, mas, como não há horário fixo de alteração do sentido, recomenda-se atenção redobrada dos motoristas no trecho. Ainda mais por se tratar de um trecho que conta com curva, aclive e declive, o que aumenta o risco de uma colisão frontal.
Para evitar acidentes por estreitamento de pista (nos horários em que a faixa estiver sendo utilizada no outro sentido), foram instalados semáforos que sinalizam se a faixa está aberta ao tráfego ou bloqueada. O fluxo de veículos será determinado pela sinalização indicada nos semáforos: uma seta verde indica a faixa liberada e um X vermelho indica que o fluxo está no sentido inverso. A organização do fluxo será feita conforme o movimento e a avaliação da EPTC. Geralmente, duas faixas pela manhã deverão ser utilizadas pelos veículos que se dirigem em direção ao Centro da cidade e, a partir do meio da tarde, duas faixas priorizando o retorno à Zona Sul.
Obras de melhorias incluíram a Avenida Coronel Marcos
A primeira faixa reversível semaforizada de Porto Alegre faz parte das obras de melhorias no trecho final da Avenida Wenceslau Escobar e do trecho inicial da Avenida Coronel Marcos, que, agora, conta com duas faixas em cada sentido, garantindo mais fluidez ao trânsito na região. Na Avenida Coronel Marcos, também foram realizadas melhorias como a qualificação do acesso à AABB Porto Alegre, que fez doação em dinheiro, por meio da ferramenta ConstruaPOA, no aplicativo #EuFaçoPoa, e garantiu parte dos recursos necessários para as obras. Com esta doação e as de outras empresas e pessoas físicas (cerca de R$ 15 mil em material), o Município pôde complementar com R$ 220 mil o valor necessário para efetuar as alterações para qualificação viária. Conforme estudos da EPTC, as modificações no trânsito devem reduzir os acidentes e de feridos no local em 25% e, ainda, diminuir em 50% o tempo de deslocamento no trecho de 1,8 quilômetro que recebeu as melhorias.