Lançamento da Rede Jornal foi um grande passo na qualificação dos jornais comunitários
Em 2003, a Prefeitura de Porto Alegre criou o programa Redes de Cooperação, com a participação da Feevale, para oportunizar, a pequenas empresas e empreendedores, cursos, acompanhamento e treinamento para melhoria nos negócios. Diversos segmentos do comércio criaram redes de cooperação e um destes foi o dos jornais de bairro e segmentados. No início do século 21, o número de jornais de bairro em circulação em Porto Alegre era bastante expressivo. E, somando-se estes aos jornais segmentados (que destinam-se a um segmento, como cultura, saúde, meio ambiente…), havia dezenas de publicações na capital gaúcha, com distribuição gratuita financiada com o apoio dos empresários de um bairro, uma região ou um segmento. Isso facilitou a criação da Rede Jornal, uma marca na qual os jornais de bairro e segmentados de Porto Alegre poderiam unir esforços.
Com a criação da rede de cooperação, a Associação dos Jornais de Bairro de Porto Alegre (Ajob/Poa) deu início à alteração de seu estatuto para permitir a adesão dos jornais segmentados e à mudança de denominação para Associação dos Jornais de Bairro e Segmentados de Porto Alegre, que adotou a sigla Rede Jornal. Como facilitador da efetivação desta rede de cooperação, os integrantes escolheram ainda o coordenador da Rede Jornal, Carlos Rema Rodrigues, editor do Jornal Bela Vista. Os principais objetivos para a criação de um cargo temporário que não fazia parte da diretoria da entidade eram proporcionar mais agilidade para o lançamento da marca Rede Jornal e para a definição das estratégias de ação coletivas.
Além de aproveitar a oportunidade de adquirir mais conhecimento e ferramentas para melhorar seus negócios com a capacitação oportunizada pela Feevale ao programa Redes de Cooperação, executado pela Prefeitura, por meio da Smic, os editores começaram a desenvolver ações e propostas de negociação em conjunto de publicidade junto a empresas e órgãos interessados em negociar com um grande número de jornais. Desta forma, a diretoria ficou responsável pela representação dos veículos e das questões burocráticas de alterações na associação para possibilitar a criação da rede, enquanto o grupo todo, coletivamente, em um período de seis meses, criou um novo conceito de comunicação e lançou, no dia 28 de junho de 2004, na PUCRS, a marca Rede Jornal, inicialmente, com 19 jornais participantes: CS Zona Sul, Classíndico, Destak, Espaço Aberto, Fala Brasil, Fala São João, Gazeta do Porto, Jornal Folha 3, Jornal Bela Vista, Jornal Bem Estar, Jornal do Centro, ½ Noite, Metrópole, Meu Bairro Partenon, O Cristóvão, O Jornalecão, Porto Norte, Usina do Porto e Zona Norte.
Leia, em março, na parte 8 do especial:
Rede Jornal uniu jornais de bairro e segmentados durante dez anos