Quem pensa que o Paintball é simplesmente sair atirando “bolinhas” de tinta nos outros engana-se redondamente. O Paintball é um esporte que simula situações de guerra e, portanto, além de ação, envolve estratégia e muito trabalho em equipe. A variação mais comum do jogo consiste em dois times de lados opostos. Cada lado é considerado uma base e uma bandeira fica pendurada no meio. O objetivo de cada equipe é sair de sua base, pegar a bandeira e colocá-la na base do oponente. Ao encontrar algum jogador adversário pelo caminho, deve-se marcar ele através de uma arma de gás comprimido (marcador) que atira cápsulas de gelatina recheadas de tinta solúvel em água. É simples: quem leva um tiro e fica marcado está fora do jogo.
Além de ser um esporte com modalidades e regras bem definidas, o Paintball conta com federações específicas que organizam competições no Brasil e no mundo. Estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas pratiquem o esporte ao redor do planeta. E, assim como no resto do mundo, a prática do Paintball tem crescido muito na Zona Sul de Porto Alegre, como comprovam a existência de vários locais para a prática do esporte e de diversas equipes na região.
Prova disso é a equipe Falcão Negro, que se reúne há seis anos. Tudo começou em 2012, quando alguns amigos decidiram se divertir e acabaram se apaixonando pelo esporte. No início, eles se reuniam no bairro Restinga, e a equipe se chamava Falcões de Elite (o nome Falcão Negro foi adotado somente em 2016). Com o tempo, foram se organizando, agregando mais integrantes à equipe e, por fim, começaram a participar de competições dentro e fora da cidade.
Atualmente, a equipe Falcão Negro conta com 16 membros, que se reúnem quinzenalmente (todos os primeiros e terceiros domingos de cada mês, das 9h às 11h, em local a combinar), e está permanentemente aberta ao recrutamento de novos integrantes, de ambos os sexos, a partir de 12 anos de idade.
Para mais informações sobre como participar, é possível entrar em contato com a equipe através da página no Facebook.