A internet é uma ferramenta poderosa que pode ser usada tanto para o bem como para o mal. Há muitas pessoas mal-intencionadas vagando na rede, visando, principalmente, crianças e idosos. Veja como se proteger on-line:
Tenha um bom antivírus
- Mesmo com um sistema atualizado, a probabilidade de clicar em algo perigoso é grande. Um bom antivírus protegerá seu computador desses imprevistos
- Não clique em todo lugar
- Nem um bom antivírus protegerá seu computador se você clicar em alguma coisa que não deveria. Cuidado ao aceitar e-mails de desconhecidos, baixar arquivos e clicar em links.
Proteja suas senhas
- Sempre escolha senhas boas com combinações de letras, números e caracteres especiais. Não utilize senhas óbvias, como a data de seu aniversário ou o seu nome, pois elas podem ser facilmente descobertas e suas contas, invadidas.
Pessoas mal-intencionadas
- Sempre esteja atento com as amizades virtuais de seus filhos; muitas pessoas mal-intencionadas se passam por crianças para fazer amizades. Uma dica simples para ajudar a vigiar seus filhos eficazmente é restringir o uso do computador e não deixá-los acessar à internet de lugares isolados, como o quarto. Procure instalar o computador na sala ou em locais onde há maior fluxo de pessoas.
Comandante Nádia
Vereadora de Porto Alegre