Ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) e ex-comodoro do Veleiros do Sul deixa um legado de cuidado e atenção com a orla do Guaíba
Um apaixonado pela orla e pelo Guaíba. Esta é uma das formas de tentar definir a personalidade e a importância de Astelio José Bloise dos Santos, que nos deixou em 26 de junho, no cuidado com Guaíba e na forma de pensar a utilização qualificada da orla para todos. Como um bom velejador, Astelio era sócio do Veleiros do Sul, clube náutico do bairro Vila Assunção que comandou em duas gestões, como comodoro, de 1988 a 1990 e de 1996 a 1998.
Morador da Zona Sul e preocupado com a utilização adequada da orla e das águas do Guaíba, Astelio também era integrante da Associação de Moradores do Bairro Ipanema (AMBI), entidade que presidiu por alguns anos, na primeira década do século 20, período em que deu uma atenção especial às melhorias na orla, apresentando propostas de qualificação do espaço e apoiando projetos para melhor utilização da praia de Ipanema e das águas do Guaíba. Mesmo depois de deixar a presidência da AMBI, seguiu como um defensor da orla e deixou um legado de cuidado com o lago, que, especialmente, neste período posterior à grande enchente, deverá receber uma atenção especial na recuperação da cidade e nos projetos futuros de Porto Alegre.