Em tempos de crise, é comum ser discutido o corte de investimentos e gastos em algumas áreas. As empresas tendem a diminuir o número de funcionários, reduzir custo… além disso, geralmente os investimentos reduzidos são aqueles em Publicidade.
As crises econômicas têm esse efeito bola de neve, em que, deixando-se de investir em determinado setor, toda uma classe que depende deste setor acaba sofrendo as consequências negativas da falta de verba. E, consequentemente, outras classes também sofrerão em uma espécie de reação em cadeia.
Os empresários que tomam consciência de alguma crise e cortam em primeiro plano as verbas em Publicidade são os que menos têm uma visão ampla de mercado. Mal sabem eles que justamente é nesse momento que deve-se investir mais em publicidade. Ou ao menos manter os investimentos atuais.
As empresas devem ter a noção de que as propagandas com folder, anúncio em guias e jornais de bairro podem ser simples, mas são de grande valor, pois são mais acessíveis, focam seu negócio em uma determinada região e cada vez mais se alinham com seu público, fazendo dele cada vez mais um cliente e não um mero consumidor.
Encerro com uma frase de Henry Ford que para mim é o significado da publicidade: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.
Por Felipe Augusto (mktfelipe@yahoo.com.br)
Gestor Comercial e pesquisador de estratégias de varejo e comportamento do consumidor