A Campanha Papai Noel dos Correios existe há 27 anos e começou por iniciativa de alguns empregados dos Correios que encontravam cartas destinadas ao Papai Noel no fluxo postal e decidiram se reunir, comprar os presentes que as crianças pediam e entregar em suas casas. A campanha foi crescendo, ganhou apoio da comunidade, até que passou a ser um programa institucional.
As cartas enviadas são recebidas e lidas por uma equipe dos Correios. Na carta, a criança deve relatar sua história e fazer o pedido de brinquedos, material escolar, roupas, calçados ou bicicletas. Não são aceitas cartas com pedidos de comida ou equipamentos eletrônicos. Os padrinhos devem entregar os presentes nos locais de coletas das cartas.
Segundo informações da assessoria, este ano foram recebidas cerca de 15 mil cartas em Porto Alegre. A coordenadora da Campanha Papai Noel dos Correios no estado, Lisandra Freitas, afirma que o grande sucesso da campanha nos últimos anos se deve a parcerias realizadas com associações e instituições de ensino. “Este ano, tivemos mais contato com as instituições para passar orientações sobre as regras da campanha e os pedidos que são aceitos. Essa qualificação do processo pode ser um dos motivos para a adoção da maioria das cartas disponibilizadas”, afirma. A coordenadora ressalta que este é apenas um passo, já que o sucesso da campanha se dará com a efetivação da doação pela comunidade. A Campanha de 2016 terminou no dia 10 de dezembro. Mais de 36 mil cartinhas foram selecionadas, das quais 30 mil foram adotadas no Rio Grande do Sul. E, os presentes que os padrinhos voluntários levaram aos Correios, já estão sendo entregues pelo Papai Noel.