Uma notificação emitida automaticamente quando a leitura de volume de água consumida for superior à média mensal é o procedimento adotado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) desde o início de outubro. A notificação é gerada e entregue junto à conta mensal, com o objetivo de auxiliar o usuário no controle de seu orçamento. Além do registro sobre o consumo extraordinário do ramal no período medido, a notificação solicita ao usuário que verifique a causa do excesso, e orienta como detectar possíveis vazamentos.
Anteriormente, alertas sobre consumo fora de média eram emitidos internamente, com as contas sendo enviadas pelos Correios. Com o procedimento implantado no final de setembro, o usuário será informado da situação com mais agilidade, o que permitirá a verificação de fugas e a contratação de conserto hidráulico, se necessário.
Registro de leitura:
Quando ocorrer registro de consumo extraordinário, além da emissão da conta e do informativo de consumo fora de média, o leiturista fará registros fotográficos do hidrômetro. Esses registros ficarão vinculados no ramal do usuário e irão facilitar o atendimento dos que fizerem contato com o Dmae.
Para verificar a leitura do hidrômetro:
No hidrômetro, anote os quatro números pretos no visor e, se a marcação informada na conta (leitura atual) for maior do que a leitura feita por você, ligue para o fone 156, opção 2, ou envie e-mail para dmae@dmae.prefpoa.com.br, informando ao atendente a situação verificada.
Atenção: Caso você deseje contestar o valor da conta e ela esteja programada para débito automático, procure a sua agência bancária em até três dias úteis antes do vencimento.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Texto: Andréa Menezes
Edição: Taís Dimer Dihl