Que o ar, fundamental para a vida e para a nossa saúde, tem relação direta com a natureza, ninguém dúvida. Mas, em tempos de pandemia do coronavírus, quando somos obrigados a evitar sair de casa em razão da quarentena e qualquer indício de problema respiratório nos deixa aflitos, poder sentir o ar puro da natureza parece um luxo! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas têm ficado de 80 a 90% do seu tempo em ambientes fechados, e a concentração de poluentes em locais assim pode, às vezes, ser maior do que em ambientes externos, já que há menos circulação e renovação do ar.
No entanto, existem algumas espécies de plantas que podem ajudar a manter o ar mais puro dentro de nossas casas. Segundo o engenheiro agrônomo e especialista da empresa Ecotelhado, João Manuel Feijó, o gás carbônico e outros componentes tóxicos podem ser removidos pelas raízes das plantas ou por microrganismos que vivem em torno das raízes. “Ambientes internos estagnados ou com ar condicionado permitem que os poluentes se acumulem em quantidades maiores. Através do processo de fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio (O2)”. Além de purificarem o ar, as plantas trazem diversos outros benefícios, como a redução da temperatura interna do ambiente, o aumento da umidade do ar e servem como isolamento acústico. Por isso, o profissional indica 5 tipos de plantas que ajudam a filtrar o ar e que você pode ter dentro da sua casa ou escritório.
Aloe Vera – Também conhecida como Babosa, é uma espécie de planta suculenta e é uma ótima filtradora de ar.
Antúrio – É uma linda planta que se dá bem em jardins verticais e são eficientes na purificação do ar.
Gerbera – Ajuda a eliminar resíduos de cigarros, por exemplo. Converte gás carbônico em oxigênio durante a noite.
Lírio da Paz – Uma espécie que gosta de sombra e, por isso, pode ser usada em paredes verdes ou em vasos dentro de casa.
Samambaia Boston – Atua contra poluentes do ar e auxilia a umidificar o ambiente.