No dia 17 de setembro, o evento #LimpeoLagoGuaíba2022, que integra o projeto Nadando pelos Cartões Postais, foi realizado nas praias do bairro Belém Novo, Zona Sul da Capital. Com a consolidação do projeto, o evento de setembro integrou o calendário de comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, ocorrendo, ainda, a Rústica Natatória, celebrando os 200 anos da Independência. Foram mais de 150 voluntários, de diversos segmentos da sociedade, recolhendo o lixo das margens do Guaíba e, em alguns casos, dentro da própria água. Moradores da região, escoteiros, Marinha do Brasil, atletas e remadores formaram o mutirão de “garis voluntários”, unidos aos “garis oficiais”, já que o evento teve a participação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
O Dia Mundial da Limpeza é realizado em mais de 180 países e promove mutirões em ruas e praias. Em Porto Alegre, o foco foi mobilizar as pessoas a defenderem o lago Guaíba, com os voluntários percorrendo 1,5 quilômetro para recolher lixo por terra e água enquanto um grupo de garis e um caminhão-caçamba davam apoio. Ao todo, foram retirados 60 sacos de lixo (100 litros) das praias da região.
O organizador do evento, o nadador master Francismar Siviero, comemorou a adesão cada vez maior ao movimento e o aumento de participantes: passou de 30 na edição passada para mais 150 pessoas este ano.