Localizado no coração do bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, o Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, que completa 90 anos em março de 2023, há muito tempo não recebia melhorias significativas em sua estrutura física. Os maiores esforços para melhorar o espaço físico e tornar a escola mais agradável partem, geralmente, da comunidade escolar, que se engaja em mutirões.
Um belo exemplo disso, que certamente ficará para sempre na história da instituição, teve início em janeiro deste ano, quando, mais uma vez, a equipe diretiva, composta pelos professores Robson Silva, Daniela Braun, Karen Espíndola, Cláudia Luz e Cassiano Leal, alguns professores, alunos, funcionários e comunidade em geral se reuniram para embelezar o local. O plano é pintar toda a fachada externa da escola e, com a ajuda recebida do ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de futebol, nosso eterno Capitão do Tetra, Dunga, e apoiadores da Seleção do Bem 8, do jornalista Alex Bagé, das tintas Tedox, algumas partes já estão sendo pintadas, mas será necessário mais apoio para conseguir cumprir a meta até o início do ano letivo, em 23 de fevereiro.
Está sendo aguardada também a confirmação do apoio do 3º Batalhão de Comunicações (3º B Com) do Exército Brasileiro, que deverá ceder andaimes e pessoal para colaborar nas pinturas no piso superior, que é mais difícil de ser alcançado.
Conforme confidenciou a O Jornalecão o vice-diretor do turno da noite, professor Cassiano Leal, se tudo correr bem e a renovação completa da fachada for concluída sem a necessidade de recebimento de verbas públicas, a próxima meta da equipe diretiva é buscar apoio junto à Secretaria da Educação para serem contemplados com um ginásio ou quadra poliesportiva coberta que possa qualificar a prática esportiva dos quase 1.500 estudantes atendidos pela escola. “A pintura externa era um grande sonho de nossa equipe, que assumiu a gestão em 2019, e está sendo realizada através do apoio do Dunga e sua Seleção do Bem 8, das tintas Tedox, do Alex Bagé e tantos colaboradores que se dispuseram a nos ajudar. Agora, queremos sonhar mais alto e, se tivermos um ginásio ou quadra coberta, isso irá melhorar muito as aulas de educação física dos nossos alunos!”, relata Cassiano.
Para colaborar, entre em contato através do e-mail, telefone 2929-0555, Facebook ou vá diretamente na Avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, 444, no bairro Ipanema.