No dia 15 de outubro, uma delegação com quase uma centena de uruguaios esteve em Porto Alegre participando do Desafio Internacional de Futebol, envolvendo alunos entre 6 e 14 anos da Academia de Fútbol Vaimaca (de Rivera/Uruguai), e do Clube do Professor Gaúcho de Porto Alegre.
O evento, que ocorre desde 2018, busca integrar as instituições e, nesta edição, contou com o apoio da Fanfarra do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG) do Exército Brasileiro, que apresentou músicas populares na recepção à delegação estrangeira e também fez a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Uruguai antes das partidas de futebol. Participaram também o 3º Batalhão de Comunicações (3ºBCom) do Exército, que emprestou uma bandeira gigante do Brasil para embelezar a quadra esportiva onde ocorreram a abertura do evento e parte dos jogos, e o 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM) da Brigada Militar, que esteve presente desde a chegada da delegação estrangeira e garantiu a segurança de todos os presentes. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude – SMELJ também colaborou, oferecendo as medalhas que foram entregues a todos os participantes.
Para o Diretor de Desportos do Clube do Professor Gaúcho, idealizador do evento, Prof. Cassiano Noimann Leal, “essa atividade promove a integração não somente esportiva, mas também cultural, envolvendo as famílias e fortalecendo as virtudes e valores na formação cidadã desses jovens participantes.”. Em 2023, a perspectiva é que a delegação brasileira, do Clube do professor Gaúcho, viaje novamente ao Uruguai e que a parceria continue. Após os jogos de futebol, a delegação uruguaia almoçou no CTG Laço da Querência e visitou os estádios Beira-Rio, do S.C. Internacional, e a Arena do Grêmio, antes de regressarem a Rivera.