Passados de geração em geração como bebidas de tradição e de cura, hoje o chimarrão e os chás já possuem alguns benefícios comprovados por estudos. A erva-mate possui potencial antibacteriano no trato gastrointestinal, podendo inclusive inibir a proliferação de alguns patógenos (como a salmonela). Os chás e a erva possuem flavonoides que estão associados à redução do risco de algumas doenças crônicas quando ingeridos regularmente; e os efeitos dos polifenóis na proteção contra doenças cardiovasculares (pressão alta, colesterol alto) são atribuídos, principalmente, à melhora da circulação sanguínea e equilíbrio na saúde intestinal.
Mas chás emagrecem? Essa questão surgiu depois de alguns estudos feitos em animais mostrarem uma possível redução no porcentual de gordura de ratos, entretanto essas doses são maiores do que os seres humanos consomem e não está comprovada para nós (inclusive, porque existem muitos outros fatores que colaboram, ou não, com o emagrecimento – por exemplo, uma alimentação adequada). Para quem pratica exercícios físicos, a cafeína presente nessas bebidas possui evidência sobre melhoras na performance e na contração muscular, mas devem ser consumidos com cuidados para não perdermos a sensibilização dos seus receptores e para que ela não piore os efeitos de ansiedade, principalmente no momento de pandemia atual.
Em resumo, o chimarrão e os chás são ótimas bebidas para o dia a dia – tanto para um momento de conforto quanto para benefícios na saúde (quando tomados sem açúcares e/ou adoçantes), mas é sempre importante lembrar que nenhum alimento isolado tem o poder de modificar o seu corpo.
Nutricionista Laura Morshak CRN 15624
Rua Dona Laura, 333, sala 605 – Bairro Moinhos de Vento
Rua Dr. Mário Totta, 1257, sala 302 – Bairro Tristeza
Instagram @nutrimorshak – Fone e WhatsApp (51) 99544-0686
Leia mais:
Alimentação saudável
Alimentação saudável e estética corporal
Alimentação no fim do ano
Alimentação nas férias
Páscoa, alimentação e chocolate