O Educandário São João Batista, escola especial e clínica de reabilitação localizada no bairro Ipanema, na Zona sul de Porto Alegre, comemora, em setembro, 82 anos de atividades realizadas em prol de crianças e jovens carentes com deficiências. Criado em 29 de setembro de 1939 por Déa Coufal – moradora de Ipanema desde a fundação do bairro, em 1930, e que dá nome a uma via próxima -, o Educandário inicialmente atendia apenas crianças portadoras de poliomielite e se chamava Casa da Criança Inválida. Apesar da mudança de nome e de público atendido, uma coisa nunca mudou nas mais de oito décadas de atuação: a compaixão pelos mais necessitados. Atendendo atualmente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas, o Educandário, além de tratamento, oferece também educação para o seu público, sempre de forma gratuita, não apenas para melhorar a qualidade de vida de seus ingressos e famílias, mas também para capacitá-los e lembrá-los de seus direitos como cidadãos.
Para celebrar a data e, ao mesmo tempo, arrecadar fundo para continuar com o belo e importante trabalho, o Educandário está promovendo, no dia 26 de setembro, domingo, às 12h, um Carreteiro Solidário, ao custo de R$ 25, com a opção de levar a comida ou ficar e comer na entidade, na Rua Tem. Cel. Mário Doernte, 200, no bairro Ipanema. Também é possível comprar convites e doar para as mais de 140 famílias das crianças atendidas, basta fazer um PIX no valor da quantidade de convites que deseja doar para (CNPJ) 92967702000167.
Mais informações sobre o Carreteiro Solidário ou sobre mais informações sobre outras formas de colaborar, entre em contato pelo telefone (51) 99318-5352, pelo e-mail ou pelas redes sociais (@educandario.sjb).